Márcio Bernardes Titulo
Apenas o começo

O Paulista está apenas começando. Qualquer prognóstico é precipitado, para não dizer leviano.

Especial para o Diário
23/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Paulista está apenas começando. Qualquer prognóstico é precipitado, para não dizer leviano. As equipes estão terminando a primeira fase da pré-temporada e irão usar a competição para preparar os elencos visando um ano que promete ser difícil.

Fazia tempo que os grandes não se reforçavam como agora. O torcedor mais fanático pode extrair pontos positivos de seu time e arriscar um palpite para a conquista do título. Mas isso não passará de pura paixão.

O São Paulo vem com o status de campeão brasileiro. E ainda trouxe ótimos reforços. Tropeçou em casa na primeira rodada, mas isso é normalíssimo. O Palmeiras perdeu vários jogadores, mas trouxe outras novidades de qualidade. Ganhou o primeiro jogo do Santo André por sorte. O Santos também foi teoricamente competente com as contratações. E o Corinthians, se não bastasse o golpe fatal com a chegada de Ronaldo, ainda manteve a base do ano passado e trouxe alguns jogadores interessantes.

Muito mais por ignorância do que qualquer outra coisa, continuo não vendo grandes possibilidades nas equipes do Interior. Tomara que eu caia do cavalo. Sempre vibrei com boas surpresas vindas de Bauru, Jundiaí, Bragança ou Ribeirão Preto. Espero que nessa lista eu possa acrescentar Santo André, São Caetano, Marília, Barueri, Mirassol e outras cidades.

Os resultados desta primeira rodada não devem ser levados em consideração. Nem os bons, muito menos os ruins. O início positivo dá um alento. E o negativo pode oferecer caminhos para consertar erros e buscar soluções.

Uma coisa ninguém duvida: será um super-Paulistão.

Novidades - Luciano Dias, Argel Fucks, Gelson Silva, João Martins e Vinicius Eutrópio são nomes desconhecidos no futebol. O mais fanático torcedor não consegue, por mais esforço que faça, ligar algum deles a qualquer coisa marcante no esporte.

Eles estão dirigindo equipes como Guarani, Guaratinguetá, Mogi Mirim, Marília, Ituano e isso é um bom sinal. Todo tipo de renovação deve ser bem-recebida. Isso é reflexo da evolução. Assim é a vida.

O futebol, como tudo na vida, reformula-se, busca aprimoramento e quando se investe no novo, pode-se ter dores de cabeça previsíveis pela inexperiência. Mas os resultados normalmente são positivos.

Esperamos que esses jovens treinadores não tenham vícios graves que possam comprometer a carreira e um futuro profissional com ética e correção.

Ligações com empresários, participação em negociatas, levar comissão para escalar jovens promessas, são coisas abomináveis e que acabam maculando a imagem, muitas vezes, de um profissional competente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;