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Toyota contrata na região para sustentar crescimento
Eric Fujita
Enviado especial a Campos do Jordão
23/07/2005 | 10:13
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Aumentar o número de funcionários e investir na expansão das atividades na fábrica de São Bernardo. Essas são as metas da montadora japonesa Toyota para ampliar o abastecimento de autopeças e garantir o crescimento de 23% no primeiro semestre da produção dos modelos Corolla, Field e picape Hilux, nas unidades da companhia de Indaiatuba, na região de Campinas, e na Argentina. O incremento no processo produtivo faz parte de um plano da empresa de ampliar sua participação no mercado da América do Sul.

O valor do investimento a ser feito no Grande ABC não foi revelado, mas revela a importância que a unidade de São Bernardo readquiriu dentro das operações no continente. As contratações já ocorreram. Hoje são 729 trabalhadores na unidade do bairro Planalto, contra 671 em atividade no final do segundo semestre de 2004.

E mais postos de trabalho podem ser criados na região, segundo o vice-presidente da Toyota para o Mercosul, Luiz Carlos Andrade Júnior. Em evento da montadora realizado nesta sexta-feira em Campos do Jordão (SP), ele afirmou que a produção deve aumentar ainda mais no segundo semestre em são Bernardo, onde são fabricadas peças para suspensão, tanques de combustíveis e peças estampadas para os três modelos feitos na América do Sul – Corolla e Field em Indaiatuba e a Hilux na Argentina.

As novas contratações têm o objetivo de preparar a Toyota para um audacioso investimento da companhia, de atingir uma participação de 10% do mercado brasileiro até 2010. Dentro desta iniciativa, a empresa injetará US$ 43 milhões nas unidades que fazem a montagem dos automóveis. Destes, US$ 37 milhões vão para Indaiatuba e US$ 6 milhões para a unidade da Argentina.

A participação da Toyota no mercado brasileiro subiu de 3,2% no segundo semestre de 2004 para 3,3% no seis primeiros meses deste ano. As vendas de veículos bateram recorde em território nacional, com alta de 17%.

O vice-presidente da Toyota explicou que o crescimento da produção em São Bernardo é natural, em atendimento às duas unidades montadoras de veículos. "Precisamos acompanhar o processo de expansão das fábricas de forma unificada. Isso é previsível porque São Bernardo é a principal abastecedora das nossas unidades fabricantes de carros."

Andrade Júnior adiantou que a quantidade de veículos fabricados em Indaiatuba e Argentina vai passar dos atuais 98,7 mil para 122 mil unidades – um aumento de 23,61%. Na fábrica brasileira, o número de carros modelos Corolla e Field saltará de 53,7 mil para 57 mil automóveis e na Argentina, de 45 mil para 65 mil picapes Hilux.

Liderança – O executivo revelou que a Toyota atingiu a liderança nos segmentos sedãs médios (Corolla), station wagon (Field) e de picapes médias (Hilux). Com esse resultado, a montadora está na sexta posição dentro do mercado brasileiro. "A empresa está no caminho certo desde quando iniciou os investimentos nesses segmentos, há cerca de três anos. Isso embasa os investimentos na expansão das atividades no Brasil e América do Sul para chegar a 10% de participação de mercado até 2010", afirma Andrade Júnior.

Para atingir essa meta, a Toyota iniciou um projeto para fabricação de um carro compacto no país, mas o vice-presidente da empresa não deu mais detalhes sobre o assunto. Apenas revelou a necessidade de implantação de mais uma fábrica no continente, sem especificar o local.

O repórter Eric Fujita viajou a convite da Toyota




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