Nacional Titulo
Desemprego: CUT reúne 500 manifestantes em Brasília
Por Do Diário do Grande ABC
01/05/1999 | 13:34
Compartilhar notícia


O protesto contra o desemprego, organizado pela Central Unica dos Trabalhadores (CUT) e partidos de oposiçao, reuniu neste sábado, Dia do Trabalho, 500 manifestantes, segundo a CUT e a Polícia Militar. Depois de percorrer a Esplanada dos Ministérios, o grupo chegou à Praça dos Três Poderes, onde, diante do Palácio do Planalto, "plantou" simbolicamente reproduçoes de carteiras do trabalho fixadas em copos com terra.

Mil carteiras haviam sido feitas e o público reduzido frustrou a expectativa do presidente da CUT no Distrito Federal, José Zunga. "Há uma profunda falha das nossas lideranças, que sao boas de discurso mas nao sabem falar diretamente ao trabalhador", criticou.

Com um cartaz com a frase "FHC, chega - R$ 6,00 é uma palhaçada", em referência ao reajuste de R$ 6,00 do salário mínimo, Zunga caminhou cerca de 30 quilômetros durante a madrugada, em passeata que saiu sexta-feira à noite da cidade-satélite de Ceilândia até a Esplanada dos Ministérios.

Outras duas marchas percorreram distâncias semelhantes, saindo do entorno de Brasília.

Para o deputado federal e vice-líder da bancada do PT na Câmara, Geraldo Magela (PT-DF), as longas marchas e a falta de divulgaçao foram responsáveis pelo pequeno público. "Se tivéssemos organizado um show teríamos 5 mil pessoas, mas um peso político menor." Ele e 20 manifestantes foram à Câmara prestar solidariedade ao deputado Paulo Paim (PT-RS), que estava em vigília, no plenário, em defesa do salário mínimo. Seguranças da casa convidaram o grupo a sair, alegando que nao havia expediente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;