Setecidades Titulo
Astronauta brasileiro levará experimento da FEI para o espaço
Do Diário OnLine
26/12/2005 | 15:40
Compartilhar notícia


O astronauta brasileiro Marcos César Pontes irá levar em sua missão espacial a bordo da nave russa Soyuz o dispositivo Smek, desenvolvido em um trbalho cooperativo entre os Departamentos de Engenharia Elétrica, Química e Mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

A missão espacial, marcada para 22 de março, vai executar experiências em ambiente de microgravidade, como o efeito da gravidade na cinética das enzimas. O Smek é um minilaboratório informatizado e controlado eletronicamente para análise de reações enzimáticas de múltiplas variáveis.

O projeto será utilizado para estudo do efeito da microgravidade na ação de duas enzimas: lipase e invertase que serão testadas em concentrações diferentes de reagentes para o levantamento dos dados cinéticos.

"Pretende-se estudar o efeito da microgravidade na cinética destas enzimas, que têm grande uso nas indústrias química, de alimentos e farmacêutica", explica Alessandro La Neve, secretário-geral, professor titular doutor do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenador do Projeto SMEK e Microgravidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;