Memória Titulo
O 7 de Setembro na Dom Pedro II, em 1981...

Na Semana da Pátria, dois presentes da Memória que exibimos a cores no Diário On-Line que entra no ar hoje: uma foto do Monumento Independência...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Na Semana da Pátria, dois presentes da Memória que exibimos a cores no Diário On-Line que entra no ar hoje: uma foto do Monumento Independência ou Morte, da Praça Assunção, em Santo André; e o desfile do 7 de setembro de 1981 na Avenida Dom Pedro II, documentado pelo radialista e pesquisador andreense Marcelo Duarte.

Alunos da Escola Celso Gama, vizinha ao Monumento Independência ou Morte, também o chamam de "cruzeiro". Ele homenageia o centenário da Independência do Brasil: foi inaugurado em 1922, há 87 anos portanto, pela então Prefeitura de São Bernardo. Ocupou a praça defronte à Matriz de Santo André, também na Vila Assunção. Há pelo menos 40 anos foi transferido para seu atual endereço.

As cenas filmadas por Marcelo Duarte em 1981 mostram o desfile de atiradores do TG (Tiro de Guerra), bandeirantes, bombeiros e várias das 22 escolas públicas e particulares de Santo André que se fizeram representar com suas fanfarras e alunos vestidos a caráter.

O Diário, claro, cobriu aquele desfile. E escreveu, em sua edição de 8 de setembro de 1981: "Há muito não se via em Santo André um desfile comemorativo ao 7 de setembro atrair tantas pessoas".

Marcelo Duarte telecinou o vídeo que ele próprio fez, dividindo-o conosco. E entre as escolas que filmou aparecem as seguintes: Galeão, Alfredo Flaquer, Benedito Gomes Araújo, Deputado Valentim Amaral e José Augusto Leite Franco.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 12: Semana da Pátria. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 4 de setembro de 1979

Manchete - Gasolina custará Cr$ 14,30 dia 6.

Internacional - Furacão David chega à Flórida.

Área metropolitana - Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), regional do Grande ABC, defende que o novo aeroporto da Grande São Paulo seja construído em Paranapiacaba.

Comercio - Inaugurada ontem a unidade da Casas Bahia no bairro da Penha, em São Paulo.

Educação - Professor Antonio José Fabris assume o cargo de diretor de Educação de São Bernardo, na vaga deixada pela morte do professor Geraldo Hypólito.

Sindicalismo - Fundada, domingo em São Bernardo, a Associação dos Carreteiros Agregados às Empresas de Transportes de Veículos do Brasil.

Editorial - Lombadas obrigam ao jogo de intenções.

Futebol - Domingo, no estádio do Baetão, em São Bernardo, Aliança local 1 (gol de Vicente Cruz, aos 49 minutos do 2º tempo), Santo André 0, pela Divisão Intermediária. O Saad empatou em casa por 1 a 1 com a Portuguesa Santista.

Polícia - Recolhidos à prisão: PMs confessam assassinato de menor em Santo André.

CRÔNICA

Texto: Guido Fidelis

Sob as asas de setembro

Começa a escalada de setembro rumo ao pico da primavera. Logo mais, à nossa frente, um festival de flores. Vamos fazer de nossas vidas um jardim encantado. Mas é preciso semear nas terras de nossas existências as sementes do amor, da coragem e da determinação. E depois colher os frutos de nossos esforços.

Enfim, sob as asas de setembro. Vida, cores, perfume, beleza, alegria. Setembro implica floração, recomeço. Tempo de projetar ações, empreender, renovar o espírito. Do mesmo modo que as plantas vicejam depois do inverno, também podemos renascer em nosso interior, reacender a chama dos ideais, buscar caminhos ainda não percorridos, acordar para novos projetos, descobrir que tudo é possível desde que se tenha vontade e determinação para querer e realizar.

EM 4 DE SETEMBRO DE...

1864 - Fundada na cidade de São Paulo a fábrica de chapéus de João Adolpho Schritzmeyer.

- Inaugurado em São Paulo o Teatro São José.

1879 - Padre Giovanni Battista Pelanda nasce em Verona, Itália. Foi o primeiro vigário de São Caetano, cuja paróquia foi criada em 1924.

1884 - José Luiz de Almeida Couto assume a Presidência da Província de São Paulo, posto hoje ocupado pelo governador José Serra.

1969 - Brigadeiro José Vicente de Faria Lima falece no Rio de Janeiro. Foi prefeito de São Paulo entre 1964 e 1968.

- Embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick, sequestrado no Rio de Janeiro pela Frente de Libertação Nacional.

1949 - Cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti retorna de Paris e é convencido a participar do projeto da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo.

1960 - Realizada a cerimônia de cobertura do primeiro pavilhão da Cidade dos Meninos Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, entidade dirigida pelo padre Pio Populin, da Sociedade Missionária dos Frades Menores Conventuais. Fonte: 57ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santo André, de 30 de agosto de 1960.

MUNICÍPIO PAULISTA

Santa Rosa de Viterbo celebra hoje o seu aniversário. A cidade foi elevada a município em 1910, quando se separou de São Simão.

SANTOS DO DIA

Rosália, Moisés e vitalício.

Rosália viveu em Palermo, Itália. Faleceu com 30 anos de idade. É venerada como a padroeira da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;