Esportes Titulo
Xuxa viaja otimista para Sydney
Por Do Diário do Grande ABC
28/08/2000 | 08:15
Compartilhar notícia


O nadador Fernando Scherer embarcou nesta segunda-feira para a Austrália sentindo-se mais leve do que nunca. Depois do sufoco das últimas três semanas, quando torceu o tornozelo direito em sua casa, nos Estados Unidos, Scherer foi o último nadador da equipe brasileira a viajar para Sydney. Empolgado com a própria recuperaçao, ele acredita que terá tempo suficiente para se restabelecer completamente antes do início da Olimpíada. ``É maravilhoso estar indo para lá. Já passei a fase mais difícil, o que vier agora é lucro', comemorou, ao lado da mae, Rosalba, no embarque no aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

Fernando Scherer ainda nao sabe, porém, se disputará a prova de revezamento 4 x 100m livre ou se terá condiçoes de ser inscrito em alguma individual. ``Vou treinar e continuar com a fisioterapia, mas só a três dias do início das competiçoes vou saber quais minhas reais condiçoes', disse. A rotina do nadador na Austrália será puxada: além dos treinos, ele fará de seis a oito horas diárias de fisioterapia. E terá o acompanhamento particular do médico Carlos Cardoni, principal responsável por sua recuperaçao.

``Há que ser feito um tributo ao Cardoni, ao doutor Joao Granjeiro e ao fisioterapeuta Ronaldo Aguiar, a equipe que conseguiu recuperá-lo em 10 dias. Se fôssemos na conversa dos médicos americanos ele nunca ficaria bom', exultou o presidente da Confederaçao Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes. ``O problema foi que os americanos o estavam tratando como um paciente normal, coisa que ele nao é para nós. Aqui no Brasil ele recebeu atençao especial e tem feito ótimos treinos', contou Carlos Cardoni.

Cardoni acredita que até 15 de setembro Scherer estará em condiçoes de disputar mais de uma prova. ``Estimo que ele vá também para as individuais. O importante é que ele recupere as condiçoes técnicas e a confiança em si mesmo', alertou. Nos exercícios, Scherer dará mais ênfase aos treinamentos de partida do bloco, etapa inicial da prova, que exige muito da musculatura da perna. ``A fisioterapia desgasta muito mas, agora que estou na equipe, vou lutar com muito mais força de vontade', garantiu Scherer.

Além de Scherer, embarcaram para a Austrália nesta segunda-feira os iatistas Torben Grael e Marcelo Ferreira e a equipe de futebol feminino. De Sao Paulo embarcou a equipe de boxe. Foi a terceira leva de atletas brasileiros a viajar para a Olimpíada. Todos preocupados com o fuso horário e a adaptaçao ao clima australiano. ``Lá nao é quentinho como aqui, mas também nao ver ser muito sofrimento. E vamos ter um bom período para nos adaptarmos ao fuso de lá, que é de 14 horas', contou Torben Grael, que domingo partiu, com tranqüilidade, para sua quinta olimpíada.

A equipe de judô desembarcou nesta segunda-feira em Camberra. Além dos 24 judocas, Armando Barcellos, Juraci Moreira, Leandro Macedo, Sandra Soldan e Mariana Ohata, representantes do triatlo chegaram no mesmo vôo. Ao todo, já sao 36 atletas brasileiros na capital australiana. Assim que chegaram, os judocas fizeram sauna e os triatletas optaram por uma série de exercícios leves na piscina. Sandra Soldan disse que está tranqila para a prova, dia 16 de setembro. ``Vou treinar forte a corrida, algo em torno de 12km por dia.'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;