Interação Titulo
Quais propostas?

Nessa semana começa a corrida rumo às eleições...

Por Carlos Ferrari
04/07/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Nessa semana começa a corrida rumo às eleições para o Executivo e Legislativo em âmbito municipal. Até outubro receberemos telefonemas, malas diretas, panfletos, além, é claro, das visitas dos carros de som, de vizinhos e amigos empolgados imbuídos em uma busca empolgada de voto a voto para seus candidatos.

É a festa da democracia tomando espaço em nossas vidas, entrando de vez nos bate-papos do dia a dia e, muito em breve, ocupando horários fixos nas programações de rádio e TV.

Vinte sete anos passados da total redemocratização brasileira, podemos refletir e avaliar sobre como temos cumprido nosso papel nessa fantástica festa do povo, que culmina na escolha de nossos representantes para os próximos quatro anos. Podemos iniciar avaliando como foi o desempenho daqueles que escolhemos nas últimas eleições. Caso não tenham naquela oportunidade sido eleitos, talvez podemos pensar como poderemos ter maior incidência para conquistar votos.

Contudo, como batizei essa coluna, quero conversar com vocês sobre propostas. Pergunto se temos claro que bandeiras queremos ver e ouvir nas falas de nossos futuros candidatos. 

As eleições municipais nos permitem escolher aqueles que de fato estão à frente da gestão e da concepção de leis dos locais em que vivemos. Reclamamos demais dos políticos que temos, mas pessoalmente conheço poucos que buscam ter a clareza dos políticos que queremos. O que será bom para a Saúde, para assistência social, para Educação de nossa cidade? O que nos deixa satisfeitos ou mesmo o que nos incomoda em nosso bairro?

Um dia perguntei a um amigo se ele já havia buscado saber quanto nossa cidade arrecadava anualmente. O cara me respondeu rindo, "Isso é bobagem, saber para quê? Os políticos embolsam tudo!". Triste ouvir isso, sabendo que nossa Constituição nos garante a possibilidade de elaboração de uma LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), uma LOA (Lei Orçamentária Anual)e um PPA (Plano Plurianual).

Dando o pontapé inicial para as eleições 2012, acredito que devamos reclamar menos e estudar mais sobre como se dá a elaboração de leis, e a gestão de nossos municípios.

Para escolhermos alguém que nos represente, não precisamos de promessas, mas sim de compromissos alinhados com a realidade e com um projeto de país. Dito isso, vamos ouvir as propostas e fazer nossas escolhas. Até as urnas!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;