Setecidades Titulo
Dança e música agitam ação social
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
25/11/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Feito pela comunidade e para a comunidade. Crianças e adultos que compareceram ao Diário do Grande ABC nos Bairros de ontem, na Escola de Educação Básica Ari Lacerda Rodrigues, no Jardim Ipê II, em São Bernardo, sentiram-se em casa.

Mais do que ter a oportunidade de participar de uma ação social dentro da escola do bairro, os moradores assistiram a apresentações de dança e música criadas na Prefeitura da cidade. Para os artistas, uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante todo o ano.

O grupo infantil de dança – com crianças de 10 a 12 anos do Jardim Telma –, que faz parte do Ciaca (Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente) e da Fundação Criança, abriu o evento com uma apresentação de coreografias inspiradas nas obras do cartunista e escritor Ziraldo.

Os bailarinos chamaram a atenção do público, principalmente das crianças, ao usar latas de tinta e macacões coloridos. “Foi uma grande experiência para eles”, disse a educadora Elisabete Sanches, 34 anos.

Após a dança, as violas tomaram lugar no palco trazendo um clima de cidade de interior à escola. Os 30 integrantes da Orquestra de Viola Caipira – todos com idade entre 14 e 60 anos – tocaram clássicos da música de raiz, como Amor de Violeiro e Rio de Lágrimas.

“O grupo foi criado durante uma oficina de viola da Prefeitura. O público se identifica muito com as músicas porque elas fazem lembrar momentos da infância”, ressaltou o regente, Leandro de Abreu, 32 anos.

O secretário da Educação de São Bernardo, Admir Ferro, foi um dos que relembraram o passado. “Meu pai é natural de Piracicaba. Todo mundo tem seu lado caipira”, contou.

Ferro também se divertiu com o personagem caipira interpretado pelo ator Jô Di Souza, da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente de São Bernardo. “Vim com o Ecomóvel (Unidade Móvel de Educação Ambiental Popular) para alertar sobre a importância da natureza.”

SERVIÇOS

Enquanto as crianças se divertiam com os brinquedos, assistim a filmes, pesquisavam na internet e conheciam um pouco mais da evolução da informática, os pais aproveitaram o sábado de sol para cuidar da saúde e da beleza.

Durante sete horas de evento, foram realizados 2.743 atendimentos. Os serviços mais procurados foram os de aferição da pressão arterial, controle de diabetes, corte de cabelo e arte nas unhas.

“Não dá para perder uma oportunidade assim”, disse a dona de casa Maria Aparecida da Silva, 56 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;