Sua Saúde Titulo
Síndrome de Guillain-Barré

Chamada também de polineurite ascendente aguda, é uma doença autoimune com característica inflamatória levando a uma lesão

Por Leo Kahn
18/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Chamada também de polineurite ascendente aguda, é uma doença autoimune com característica inflamatória levando a uma lesão da bainha de mielina que recobre os nervos periféricos.
O processo inflamatório e a destruição da bainha bloqueiam a passagem dos estímulos nervosos entre o cérebro e os músculos, acometendo basicamente os nervos motores com pouca ação sobre os sensitivos, gerando disfunção muscular.
É a causa mais comum de paralisia generalizada aguda acometendo até em 100 mil pessoas de todas faixas etárias, com maior prevalência entre os 16 a 25 anos e dos 45 aos 65 anos e com ligeira predominância em homens.
Geralmente inicia com fraqueza pelas pernas, podendo se disseminar pelo corpo inteiro e comprometer a respiração seriamente. Pode ocorrer com frequência flacidez facial, com a oftalmoplegia uni ou bilateral em alguns casos.
Instala-se em período entre sete e dez semanas, mantém-se estável por duas semanas e então começa regredir os sintomas em até três semanas, sendo que, em 80% dos casos, o paciente se recupera totalmente ou as sequelas são mínimas e não interferem na qualidade de vida. A mortalidade é de 5% e aproximadamente o mesmo percentual não consegue voltar a andar.

SINAIS E SINTOMAS

Começam com fraqueza, formigamento e perda da sensibilidade nos dois membros inferiores que em seguida afeta os membros superiores, os músculos respiratórios e os músculos gastrointestinais - incluindo os músculos responsáveis pela deglutição e os da face. É comum a paralisia dos movimentos oculares, marcha difícil e desaparecimento dos reflexos normais.
Pode ocorrer ainda:
Visão turva
Tontura
Constipação
Incontinência urinária
Palpitações
Ausência temporária de respiração
Desmaio
O médico neurologista, através da história e dos dados clínicos, faz uso do exame do líquor e, com o achado patognômico de dissociação proteíno-citológica, fecha o diagnóstico. Pode realizar ainda exame neuromuscular que evidencia disfunção motora e de funções involuntárias do corpo, o da velocidade de condução nervosa que indica desmielinização e o EMG com a falta de estimulação nervosa.

SAIBA MAIS

Os nervos levam e trazem as informações ao cérebro através de impulsos elétricos, assim como fios encapados, os nervos também são revestidos por uma substância isolante chamada de bainha de mielina.
O sistema imune do indivíduo gera anticorpos contra as células de Schwann, a destruição dessas células impede a condução de sinais elétricos ao longo das vias sensoriais e motoras do sistema nervoso periférico.
Até 2/3 dos doentes acometidos referem um quadro de infecção respiratória ou gastrointestinal antes do aparecimento da síndrome, sendo a infecção mais associada causada pelo Campylobacter jejuni, uma bactéria que causa gastroenterite.
Outras causas além de infecções bacterianas associadas são: infecção pelo HIV, vacinação, traumas, cirurgias, linfomas e lúpus.
Frequentemente, o paciente fornecerá história de doença gastrointestinal ou respiratória durante alguns dias ou semanas antes da instalação da fraqueza. Em muitos casos, o fator desencadeante não é identificado.
Existem dois tratamentos igualmente efetivos. Embora quase ocorra uma recuperação motora total dentro de quatro a seis meses, a recuperação completa pode levar de 12 a 36 meses.
A fisioterapia é importante para evitar a contratura muscular e para preservar a função articular e muscular.
50% dos pacientes têm atrofia dos músculos faciais.
A paralisia dos músculos respiratórios ocorre em 30% dos pacientes.
42% a 75% dos pacientes têm alguma alteração na sensibilidade, a hipersensibilidade ao toque.
3% dos pacientes com a síndrome morrem por insuficiência cardíaca ou respiratória.
Procure serviço médico imediatamente mesmo com a doença leve, pois o acometimento respiratório pode ocorrer rapidamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;