Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 24 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Coleção sobre dramaturgia é disponibilizada na internet


Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

29/12/2009 | 07:00


Já estão disponíveis para visualização gratuita na internet mais de 170 livros da Coleção Aplauso, série editada pela Imprensa Oficial que reúne roteiros, peças teatrais, histórias de emissoras de TV e biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, a exemplo de gente como Raul Cortez, Alcides Nogueira, Fernando Meirelles e Eva Wilma, além de roteiros de filmes como O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias.

O conteúdo, disponível em PDF ou em texto pode ser acessado no site http://aplauso.imprensaoficial.com.br.

A iniciativa da disponibilização desse material on-line partiu do interesse do órgão em trazer o acesso às informações de interesse público para mais uma fonte de dados. Além de todo o conteúdo do Diário Oficial, que teve início no fim de 2008, agora há o lançamento do acervo da coleção.

Para Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a democratização da informação através da web já é uma realidade: "Nosso interesse é dar acesso às informações que fazem parte do interesse de todos. Com a internet, que é multiplicadora de conteúdos, temos mais uma aliada nesse trabalho."

São 200 títulos lançados desde 2004. Através de textos feitos por jornalistas ou escritores selecionados pelos biografados, e escritos em primeira pessoa, a história do cinema, teatro e televisão brasileira é contada. A coleção é coordenada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho e traz os livros, no formato original, em versão de bolso e com preço popular (em média R$ 15). "A coleção faz resgate da cultura brasileira através de perfis aprofundados de seus principais personagens."

Além dos perfis, roteiros de cinema, alguns comentados e acrescidos de crítica e ficha técnica, compõem documentação sobre a filmografia digital, e servem de material de estudo, pesquisa e para quem se interessa pelos bastidores da sétima arte.

Entre as novidades que a Imprensa Oficial traz para o próximo ano, estão perfis de pessoas ligadas à música, como Wagner Tiso, Inezita Barroso e Claudette Soares. Todos os novos títulos serão lançados simultaneamente em papel e versão digital. A disponibilização desses conteúdos para e-books, como o Kindle, será o próximo passo, garante Hubert.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;