Economia Titulo
Califórnia não aprova orçamento dentro do prazo
Por Da AFP
02/07/2003 | 11:04
Compartilhar notícia


O estado mais rico e populoso dos Estados Unidos, o da Califórnia, não conseguiu aprovar seu orçamento anual nessa terça-feira, no momento em que a oposição pressiona pela destituição do governador democrata e que o déficit está em US$ 38,2 bilhões.

Os legisladores deveriam aprovar o orçamento antes de expirar o prazo que previa para este 1§ de julho o começo do novo ano fiscal, mas a aprovação ficou travada pelas discussões sobre como poupar dinheiro e estabilizar as previsões de gastos.

"Tento conseguir um orçamento verossímil, balanceado, e que proteja as prioridades da Califórnia: educação, segurança pública e assistência médica para as crianças", disse hoje o governador Gray Davis.

Entre o grupo de estados com problemas de déficit orçamentário, o caso da Califórnia é o mais dramático. Com um déficit maior que o de todos os outros estados juntos, enfrenta a possibilidade de ficar sem dinheiro em setembro. A demora em aprovar o orçamento implica a impossibilidade de executar o pagamento de serviços e a liquidação do salário dos deputados e do restante dos membros do governo.

Enquanto os republicanos se opõem a qualquer solução que signifique um aumento de impostos, os democratas insistem em que não haverá outra alternativa e propõem também um corte de gastos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;