Cultura & Lazer Titulo
Pirataria aumenta no mundo, mas cai na AL
Do Diário OnLine
10/06/2002 | 15:08
Compartilhar notícia


O índice de pirataria em todo mundo passou de 37%, em 2000, para 40% em 2001, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira pela Business Software Alliance (BSA). A pesquisa estima que o "mercado cinza" de programas de computador provocou perdas de US$ 11 bilhões ao longo de 2001.

O Vietnã é apontado como o maior país em termos de pirataria de software: 94% dos programas utilizados não seriam licenciados. Depois aparecem China e Indonésia que têm 92% e 88%, respectivamente.

O Brasil, segundo a BSA, ficou fora dos dez países com maior índice de pirataria de software. Tanto no Brasil como na América Latina em geral, o volume de softwares pirateados caiu pelo terceiro ano consecutivo. No Brasil, o índice de pirataria em 2001 foi de 56%, um ponto porcentual acima do índice registrado no México.

O maior índice registrado ficou por conta da Nicarágua (78%), seguida por Bolívia (77%), El Salvador e Guatemala (ambos com 73%). De acordo com a pesquisa, o uso de programas sem licença na América Latina provocou prejuízos de US$ 865 milhões no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;