Da AFP
19/11/2005 | 19:40
O vírus da gripe aviária foi descoberto em aves migratórias silvestres na província central de Manitoba. O vírus não é da mesma cepa que matou mais de 60 pessoas e provocou o sacrifício de milhões de aves na Ásia desde 2003, garantiu Brian Evans, da Agência Canadense de Inspeção Alimentar.
Os funcionários encontraram cepas patogênicas baixas de H5N9 em duas aves e de H5N2 em cinco aves na província de British Columbia (oeste), de H5N1 em duas aves da província de Manitoba (centro) e de H5N3 em duas aves na província de Québec (leste).
As autoridades canadenses também anunciaram ter detectado o vírus H5 da gripe aviária em um pato de criação da Columbia Britânica, na costa oeste do país. Os responsáveis pelos serviços de saúde da província afirmaram que a saúde humana não está em risco, mas a agência canadense de inspeção alimentar decidiu colocar o local em quarentena.
No fim do mês passado, as autoridades haviam anunciado ter identificado o vírus H5 da gripe aviária no oeste do país, considerando pouco provável que se trate do vírus H5N1 que assola o continente asiático.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: