Memória Titulo
O presente do padre Ervinio

Daí porque a missa de hoje na Matriz pode e deve ser gravada...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"Daí porque a missa de hoje na Matriz pode e deve ser gravada, em fita e na memória de todos, até para lembrar que foi em torno da paróquia pioneira que se projetou, 200 anos atrás, a cidade de São Bernardo e o Grande ABC, da Diocese de Santo André, todos pujantes e modernos neste ano da graça de 2012."

Da página Memória, domingo: 21-10-2012

* * *

Memória recebeu ontem um desses presentes que vale pelos 25 anos desta página: dois DVDs, um com a terceira apresentação da Orquestra 200 anos da Paróquia da Boa Viagem, em 20 de outubro; outro com a missa dos 200 anos, em 21 de outubro.

Junto aos DVDs, o bilhete do autor das filmagens, padre Ervinio Vivian, vigário da Boa Viagem: "Ao caro amigo Ademir, que admiro, a simples prova: que acatei seu desejo de que o evento fosse gravado em fita. Com gratidão pelo seu trabalho de Memória. (a) padre Ervinio Vivian".

Que fique registrado, em especial às futuras gerações que um dia consultarem a coleção de Memória: a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, registrou em fita esses e outros eventos importantes dos 200 anos da primeira paróquia da Boa Viagem. 

Padre Ervinio, um abraço fraternal, pois não tenho palavras para agradecer a sua atenção e a sua amizade.

Notícias da Represa Rudge Ramos - I
Texto: Nevino Antonio Rocco, de São Bernardo

Sua coluna de sábado (‘Subsídios à memória do sistema hídrico do Grande ABC', 28-10-2012) lembra-nos muita história. E nosso amigo comum, Hermano Pini Filho, sempre ocupado com a nossa história lembrando da represa de Rudge Ramos. Lembro-me de que, à sua margem, nos dias de eleições, então não coincidentes, com intervalo de dois anos entre São Caetano e São Bernardo, reuniam-se em churrascada os eleitores de Lauro Gomes e Anacleto Campanela. A cada pleito, passada a churrascada, os eleitores transferiam seus títulos de uma para outra cidade e votavam em ambas... 

Certo dia, eu e o amigo Leocádio Montibeller, no ímpeto da juventude, fizemos a prova - requeremos uma justificação judicial em São Bernardo e outra em São Caetano, ambas servindo de mandado. Eu cá, ele lá, despachamos no mesmo dia e acompanhamos os oficiais de Justiça, fazendo a prova cabal de que o eleitor não tinha dois domicílios.

Quero passar-lhe e segue anexa matéria sobre o primeiro esvaziamento da represa cuja água abastecia, desde sua inauguração, a Fontoura. Posteriormente, quando da inauguração dos coletores de esgotos da Vila Paulicéia, o prefeito notificou aquela empresa de que os esgotos coletados na Vila Paulicéia seriam despejados no Córrego dos Couros (chamávamos Córrego dos Ourives), fonte daquela represa, o que obrigou a Fontoura a perfurar vários poços artesianos para manter-se em atividade. 

Noticiado o fato como premeditado crime de poluição das águas previsto no Código Penal de 1940, o prefeito safou-se com a construção de nossa primeira estaçãozinha de tratamento de esgotos para duas ou três casas da Rua Araguaia, no Riacho Grande, iludindo o público com uma ampla reportagem de páginas, na revista Visão, anunciando São Bernardo do Campo como a primeira cidade do Brasil a tratar seus esgotos!!!

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 31 de outubro de 1982 - Nº 5045
Manchete - Compre e Comab, empresas de economia mista de Santo André, dois graves fracassos
Eleições 1982 - "...quem tem o direito de omitir-se? Não prometo milagres para eleger-me. Elejo-me sem promessas" (Jânio Quadros, candidato ao governo de São Paulo).
Editorial - Acreditar na redemocratização é preciso
Data - Drogasil lança álbum para celebrar seus 45 anos.
Literatura - Os 80 anos de um mestre, Carlos Drummond de Andrade. O grande poeta brasileiro nasceu em 31 de outubro de 1902, em Itabira (MG).

Trabalhadores 
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
Lideranças reunidas: Djalma Bom, Gilson Menezes, Wagner Lino, Alemãozinho, Osmarzinho, Zé Maria, Cicote, Lula, entre outros.

EM 31 DE OUTUBRO DE...
1932 - Narciso Ferrari nasce em São Caetano. Contabilista e economista. Historiador dos esportes da sua cidade, em especial do São Caetano EC. Descende de família de origem italiana do velho Núcleo Colonial de São Bernardo.

HOJE
Dia do Saci, Dia das Bruxas, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial da Poupança e Dia do Repórter Policial.

SANTOS DO DIA
Afonso de Palma, Antonio de Milão, B. Leão Nowakowski, B. Tomás Bellaci, Domingos Collins, Foilano, Quintino (mártir) e Volfango.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Ilustração - Divino Espírito Santo. Início do século 20. Metal. Procedente de Santa Isabel (SP). 
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
José Belarmino Gomes, 86. Natural de Capoeiras (PE). Dia 26, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Maria Domingues de Lima, 90. Natural de Pirangi (SP). Dia 28. Cemitério dos Casa.
Francisco Fenerich, 84. Natural de Santa Adelaide (SP). Dia 28. Crematório de Vila Alpina.
Leonor Zelinda Corazza, 80. Natural de São Bernardo. Dia 28. Cemitério de Vila Euclides.
Carolina Araújo Vanzella, 75. Natural de Rancharia (SP). Dia 28. Cemitério Municipal de João Ramalho (SP).
Orlando de Santis Cabral, 70. Natural de São Paulo (SP). Dia 28. Cemitério São Paulo.
Rubens Ferrazeane Mola, 69. Natural de São Paulo (SP). Dia 29. Cemitério dos Casa.
José Barroso da Silva, 69. Natural de Açucena (MG). Dia 26. Jardim da Colina.
Inácia de J. Nunes Sousa, 64. Natural de Picos (PI). Dia 28. Cemitério dos Casa.
Luiza Pigozzo, 60. Natural de São Bernardo. Dia 26. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO
João Alberto Coelho, 93. Natural de São Paulo (SP). Dia 26, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica. Publicado em 31-10-2012.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;