Cultura & Lazer Titulo
Produção inédita
Adriana Feder
Especial para o Diário
06/10/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Grupo de 12 artistas do Grande ABC reuniu seus talentos para compor a exposição Coligações, que será inaugurada hoje em Santo André, no Espaço Cultural Gambalaia. A mostra reúne trabalhos inéditos com diferentes propostas e estilos, entre desenhos, pinturas, grafites, instalações, fotografias, performances e esculturas.

A exposição será dividida em dois espaços. A partir do dia 14, a livraria Alpharrabio, na mesma cidade, receberá outra parte das obras.

O projeto começou a ser desenvolvido há cinco meses, quando alguns artistas atuantes na região - que já se reuniam informalmente - decidiram formar grupo permanente de discussão de arte contemporânea.

O ponto de partida foi o tema proposto pela 29ª Bienal de Arte de São Paulo: a relação entre arte e política.

Logo o mote serviu de inspiração para os artistas, que passaram a trazer produções motivadas pelos encontros. "A gente acredita que toda arte é política. Então há uma inquietação nos trabalhos, para levantar questionamentos e provocar uma reação no espectador", afirma Cristina Suzuki, curadora da mostra ao lado de Damara Bianconi, ambas também expositoras.

Damara abordou o tema por meio de instalação (composição de pintura, objetos e esculturas) que ganhou o nome Passos obscuros. "Fiz um trabalho que discute a política de bastidores, sobre os caminhos que as pessoas percorrem no esconderijo. É a política que não se vê", diz Damara.

Na parte de desenho, o desconforto da coexistência em sociedade é sugerido na obra Hecatônquiro, de Eduardo Nunes. Na categoria perfomance, o poeta Carlos Lotto e a bailarina Márcia Borges farão apresentação que unirá teatro e dança nos eventos de abertura das duas exposições.

Jovens talentos - mas com produções maduras - fazem parte do time, como o artista plástico Rafael Lucena, que ocupará a parte de fora do Gambalaia com grafite. Através de seu marcante estilo de desenhar mulheres gordinhas, ele lembra, em seu trabalho Aos Grampeados, garotas de programa que eram pagas com dinheiro público por políticos em Brasília.

O também grafiteiro Moisés Patrício levará arte urbana para a Alpharrabio. Moisés deu seus primeiros passos artísticos ainda novo em Santo André e se tornou conhecido, já tendo feito diversas exposições individuais.

O nome Coligações sugere que se fortaleçam as alianças de artistas, como a da exposição. "Isso favorece o fomento das artes. Os grupos artísticos ficam mais fortes, conseguem mais espaços e fazem intercâmbio importante entre eles", afirma Cristina.

Os artistas que compõe a mostra são: Carlos Ribeiro, Rafael Lucena, Damara Bianconi, Eduardo Nunes, Cristina Suzuki, Júlio César Rossi, Sueli de Moraes, Moisés Patrício, Guedo Gallet, Carlos Lotto, Bia Toth e Márcia Borges. A exposição ficará aberta durante um mês em cada espaço.

Coligações - Exposição. No Espaço Gambalaia - Rua das Monções, 1.018, Santo André. Tel.: 4316-1726. Hoje, às 19h. Segunda e quarta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Terça, quinta e sexta-feira, das 10h às 12h; das 14h às 17h e das 19h às 21h. Até 6 de novembro. Entrada franca.

Na Alpharrabio Livraria e Editora - Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438-4358. Dia 14, às 19h. Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Sábado, das 9h30 às 13h30. Até 20 de novembro. Entrada franca.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;