Setecidades Titulo
Pai e filha vivem terror sob tiroteio
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
17/05/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


Uma família de Diadema viveu momentos de terror no fim da manhã desta segunda. Três assaltantes invadiram a casa onde moram e, depois de revirarem todos os cômodos do sobrado, foram surpreendidos pela polícia. Os criminosos não se renderam. Fizeram pai e filha como reféns e escaparam em disparada a bordo do carro da família, furando o cerco armado ao redor da casa. A polícia seguiu no encalço dos ladrões, dando início a uma perseguição que parou o trânsito de algumas das principais vias da cidade. A caçada se estendeu por cerca de 20 minutos e terminou com a morte de um dos assaltantes.

"Foi tudo muito rápido. Ainda não consegui entender direito o que aconteceu", disse na delegacia o auxiliar de administração de 52 anos, que durante o roubo foi feito refém ao lado da filha, de 22 anos. Ele foi rendido por volta das 11h desta segunda pelos criminosos. Estava no carro ao lado da mulher, de 49 anos, saindo para o trabalho. Cautelosa, a mulher chegou a sair na rua para checar se havia algum suspeito circulando no local. Não viu ninguém e o auxiliar começou a manobrar o carro, um Corolla, para sair da garagem. Foi quando apareceram os três assaltantes.

"Primeiro chegou um só. Minha mulher não desconfiou e chegou a me avisar que tinha alguém atravessando a rua. Eu parei o carro e o cara apontou um revólver para a cabeça dela", conta o auxiliar. Os outros dois ladrões apareceram logo depois e obrigaram o casal a voltar para dentro do sobrado, no Jardim Santa Rita, divisa com o bairro Paulicéia, em São Bernardo. Na casa, dois filhos do casal e uma empregada doméstica também foram rendidos. O trio começou a revirar os quartos do sobrado atrás de "jóias e dinheiro", como lembra o auxiliar. Passados cerca de 20 minutos, a polícia, alertada por vizinhos, armou um cerco no entorno da casa.

"O interfone começou a tocar sem parar. Um dos ladrões atendeu e quem estava do lado de fora disse que era o carteiro", narra o morador. Ressabiado, o assaltante resolver espiar da sacada do sobrado quem estava à porta. Se deparou com cerca de 10 viaturas das polícias Civil e Militar. "Os três ficaram em pânico. Um deles ficava repetindo que não voltaria para a cadeia. Essa foi a hora que fiquei com mais medo." Deixando de lado o restante da família, os assaltantes seguiram para a garagem da casa com pai e filha.

Um dos ladrões assumiu a direção do Corolla. Outros dois assaltantes ficaram no banco traseiro, junto com as vítimas. Os policiais pouco puderam fazer para evitar a fuga. Teve início a perseguição. Do Jardim Santa Rita, os criminosos seguiram para o Centro de Diadema. Atrás, uma frota de viaturas tentava a interceptação em cada cruzamento. O comboio passou por vias como a General Bertoldo Klinger (no bairro Paulicéia) e o Corredor ABD. O ponto final da perseguição foi a avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, uma das mais movimentadas de Diadema. Lá, se deu a troca de tiros que culiminou na morte de um dos assaltantes.

O carro da família estava encurralado. Num gesto de desespero, os ladrões ainda tentaram escapar com o veículo pelo canteiro central. Não conseguiram. "Eles reclamavam, diziam que o carro era lento. Na verdade, é blindado. Não disse nada a eles com medo do que poderiam fazer", afirma o auxiliar. Assim que o Corolla parou, os policiais avançaram e começaram a abrir as portas do carro. O auxiliar de administração foi resgatado. Um dos ladrões ainda mantinha a garota como refém. Em um momento de distração do criminoso, ela também conseguiu escapar.

O ladrão teria disparado contra os policiais. No revide, foi baleado e morto. No lataria do carro, restaram duas marcas de tiro: uma no estofado e outra na porta. Outro criminoso foi levado ao Pronto-Socorro Municipal com ferimentos leves. Até o início da noite desta segunda, nenhum dos criminosos havia sido identificado pelos policiais do 1º DP de Diadema, onde o caso foi registrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;