Cultura & Lazer Titulo
Shows e imprevistos no Festival de Inverno de Paranapiacaba
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
13/07/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


A cantora Luciana Mello encerrou ontem à noite o primeiro fim de semana do 9º FIP (Festival de Inverno de Paranapiacaba), em Santo André. Ao contrário do que ocorreu no sábado, quando a chuva afugentou o público e provocou alterações na programação, o tempo colaborou e a performance da intérprete transcorreu normalmente no Espaço Viradouro, para cerca de 1.500 espectadores.

Luciana iniciou o espetáculo por volta das 18h e mostrou canções de seu mais recente trabalho, o CD Nêga. Conforme os organizadores, 6.500 visitantes estiveram ontem na Vila.

Até o dia 26, outros nomes consagrados da MPB devem apresentar-se no 9º FIP, entre eles Mariana Aydar e Oswaldo Montenegro.

SEM COBERTURA - No sábado, as ruas de Paranapiacaba ficaram vazias, mas a organização divulgou que 3 mil pessoas estiveram no local. Em edições anteriores, o evento já recebeu 10 mil visitantes em um dia.

Devido à falta de cobertura no Espaço Viradouro, os shows de Lô Borges e Toquinho foram transferidos para o Clube União Lyra-Serrano. O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Edson Salvo Melo, disse que os organizadores pretendiam continuar transferindo as atividades, caso necessário, e estudavam a possibilidade de cobrir o Viradouro.

Apesar das alterações repentinas, Lô e Toquinho foram impecáveis. O primeiro subiu ao palco às 15h15, acompanhado apenas pelo violão e o eficiente guitarrista Juliano Fernandes. No repertório, clássicos dos tempos do Clube da Esquina gravados na memória afetiva dos fãs, entre eles Paisagem da Janela e Vento de Maio.

Às 18h, Toquinho emocionou a plateia com a sofisticação harmônica de músicas que escreveu com o poeta Vinicius de Moraes, entre elas Tarde em Itapoã e Regra Três.

PREOCUPAÇÃO - A bióloga Fernanda Tresmondi, 27 anos, moradora de São Bernardo, demonstrou preocupação com a infra-estrutura do evento. "Pelo pouco número de pessoas que veio hoje, as mudanças não trouxeram problemas, mas a Prefeitura precisa cobrir o Viradouro porque, se continuar a chover, pode ter uma repercussão ruim", afirma.

O policial civil Jonas Francisco, que mora em Santos e visitou Paranapiacaba pela primeira vez, elogiou a Prefeitura. "Fiquei impressionado com a capacidade que tiveram de adaptação às condições impostas pela chuva. Acho que foi até melhor promover no Clube, ficou mais intimista."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;