Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 15 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Tite mantém plano para desmonte da Biblioteca Paul Harris

Nario Barbosa/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Governo interno de São Caetano abre licitação para oferta de acervo digital sem explicar o que será feito com atual estrutura


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

21/09/2021 | 00:47


O prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), ignorou apelos de moradores usuários da Biblioteca Paul Harris e deu sequência ao plano de tirar o equipamento do prédio de dois andares no bairro Santa Paula para alocá-lo em uma sala na Secretaria de Educação. Ontem, a gestão em exercício abriu licitação para contratação de empresa responsável pela oferta de livros digitais e software de acesso aos títulos.

Conforme as regras do edital, a empresa contratada terá de fornecer “licenças de acesso para uso de plataforma e gerenciamento de livros digitais, para serem utilizados dentro e fora da biblioteca em dispositivos móveis, computadores etc”. A vencedora ficará responsável ainda por garantir fornecimento “digital variado de obras gerais, infantis, infanto-juvenis, literatura brasileira, literatura estrangeira e lançamentos dos último dois anos”. O prazo do contrato é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.

A digitalização da Biblioteca Paul Harris, custeada por verba do governo federal – que repassou R$ 120 mil –, foi a justificativa principal da gestão em exercício para a mudança de endereço do equipamento. O governo Tite segue sem explicar, porém, o que será feito com o acervo físico da unidade.

No dia 24, o Diário revelou que estava em curso o novo o planejamento da Prefeitura de São Caetano. A atual estrutura da biblioteca comporta cerca de 30 mil títulos, entre livros, revistas e outros materiais históricos. O prédio localizado na Avenida Doutor Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula conta com dois pavimentos, um auditório para 55 pessoas, mezanino, espaços com mesas de estudo e de leitura e cinco cabines com televisores e vídeos com uma coleção de 350 documentários, além de toda infraestrutura técnica para armazenamento do acervo.

A futura sede será um escritório na Secretaria de Educação, na Avenida Goiás, em um espaço conhecido como sala de vidro. Este local recebia palestras e pequenas exposições e é inferior, em tamanho físico, na comparação com a atual Biblioteca Paul Harris. Além do material, há preocupação com o futuro dos servidores, já que o prédio acolhe 27 colaboradores, número superior à capacidade da sala de vidro.

Desde a revelação da mudança, usuários, moradores e entidades da sociedade civil se mobilizam para tentar reverter o planejamento do governo interino. Recentemente, o Concult (Conselho de Cultura) da cidade aprovou o envio de ofício à administração em exercício cobrando explicações sobre o projeto porque o grupo alega que, até agora, não teve acesso à ideia da gestão Tite para a nova biblioteca .

Até protesto em frente à atual unidade foi realizado, com faixas pedindo a preservação da memória de São Caetano - fundada em 1954, a Biblioteca Paul Harris funciona desde 2002 no endereço do bairro Santa Paula. Abaixo-assinado virtual também pede que o prefeito interino reveja a decisão – (https://www.change.org/p/prefeito-tite-campanella-n%C3%A3o-a-mudan%C3%A7a-da-biblioteca-paul-harris).

O governo Tite não respondeu às questões da equipe do Diário até o fechamento desta edição. A reportagem indagou a Prefeitura sobre quando o serviço de digitalização ficará pronto, acerca do destino do acervo físico da Biblioteca Paul Harris, se a gestão levou em consideração o espaço menor da sala de vidro quando escolheu realocar o equipamento e quando a nova unidade será aberta. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;