Política Titulo
Damo empurra decisões para a semana do Natal
Por Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
15/12/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), empossado dia 6, cancelou na última hora e sem muitas explicações a primeira entrevista coletiva dele sobre seu governo, convocada para quarta-feira, após reunião com o secretariado. O chefe de Gabinete, Wilson Carlos de Campos, o Xoxa, escalado para passar um informe sobre o encontro com o primeiro escalão, que durou cerca de 20 minutos, revelou que Damo vai começar a se inteirar da situação de cada secretaria apenas daqui a uma semana.

Segundo o relato de Xoxa, nenhum tema importante foi tratado na reunião. “O prefeito disse que quer um governo participativo e pediu empenho de todos”, resumiu. “Quem não trabalhar, sabe que estará fora”, completou. O chefe de Gabinete afirmou que as reuniões para conhecer as particularidades de cada secretaria vão incluir, além dos secretários, os diretores de área. “Damo quer falar tudo diretamente”.

Questões como os sucessivos seqüestros de receita determinados pela Justiça por causa de precatórios (dívidas judiciais), base de sustentação na Câmara, prioridades de governo, orçamento, licitação para contratação de empresa de ônibus e outras ficaram sem resposta. Xoxa garantiu que os projetos e obras do antecessor interino, Diniz Lopes (PL), serão mantidos. “Parar obra é jogar dinheiro do povo no lixo”, disse.

Apesar de garantir que desde o momento da posse, dia 8, Damo já imprimiu sua marca ao governo, Xoxa citou como exemplo de realizações o show do cantor Daniel e as inaugurações de uma quadra de futebol soçaite no Jardim Maringá e da ampliação da UTI do Hospital Nardini – parte da programação de aniversário da cidade –, que foram organizadas pela equipe de Diniz. “Em uma semana, fizemos tudo o que estava programado e deu tudo certo”.

Para Xoxa, não há problemas com a base de sustentação na Câmara, apesar de o governo já ter sofrido uma derrota. “Damo quer trabalhar com a mesma base de sustentação de Diniz e ampliá-la”, garantiu. Na terça-feira, o grupo político do prefeito tentou sem sucesso retirar projetos de autoria de vereadores da pauta. O Executivo queria analisar melhor as propostas antes da votação. Com o impasse, os aliados de Damo também votaram a favor – à exceção de Manoel Lopes (PFL) – e agora caberá ao prefeito vetar ou sancionar os projetos.

Boa relação – O chefe de Gabinete reafirmou que a relação com o ex-prefeito interino e atual presidente do Legislativo é das melhores. “Eles são amigos. Diniz é o presidente da Câmara e merece todo o respeito”, disse repetindo uma frase de Damo.

Apesar do discurso oficial, coube a Diniz, na terça-feira, desempatar a votação sobre o adiamento dos projetos. O voto do ex-prefeito interino foi contra a proposta do grupo de Damo. “Viemos aqui (na sessão da Câmara) para trabalhar, não para retirar projetos”, disse, na ocasião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;