Cultura & Lazer Titulo
Antologia traz aperitivos da nossa ficção
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
03/06/2001 | 17:12
Compartilhar notícia


Um tema convidativo e universal, o amor, foi proposto a 13 autores da ficção contemporânea no eixo Rio-São Paulo. O resultado é a antologia de contos 13 Maneiras de Amar, 13 Histórias de Amor (Nova Alexandria, 144 págs., R$ 18) que a editoria apresenta como “um grande painel do conto brasileiro” do gênero.

Não tão grande, mas eficiente, principalmente se o leitor alvo for o jovem, que encontra no volume aperitivos do estilo de autores bastante conhecidos: Domingos Pellegrini, Fernando Bonassi, Heloisa Seixas, João Silvério Trevisan, Márcia Denser, Márcia Kupstas e Silviano Santiago, entre outros. O conto, entre várias características, carrega a de aumentar o leitorado do escritor, introduzindo-o rapidamente ao seu universo. O bom conto, bem entendido.

E o melhor dos 13 é No Fundo, de Domingos Pellegrini, jornalista e publicitário, detentor de três prêmios Jabuti e dois APCA. Ritmo, pesquisa e estilo coerente são colocados a serviço da narrativa do instante em que um casal de mineiros se apaixona, logo após o desabamento da mina. No cenário claustrofóbico, Pellegrini deixa o leitor ansioso e exige fôlego. Outro feito é extrair sensualidade e humor de personagens à beira da morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;