Memória Titulo Coluna
A telefonia passa pela região

Entre 6 de fevereiro e 20 de agosto de 1913 a Companhia Telefônica do Estado de São Paulo instalou um cabo interurbano importado da Inglaterra e que interligou a Capital São Paulo ao Porto de Santos, cruzando o Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/03/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Foram seis meses e meio “de árduo e penoso trabalho”, como assinala H. J. English, superintendente da planta da Companhia Telefônica de São Paulo em artigo de três páginas publicado na edição de junho de 1932 na revista Sino Azul. 

Maria Claudia Ferreira, do blog Santo André Ontem e Hoje, localizou a revista e divide conosco a sua descoberta.

Sintetizando: Mr. English fez memória em 1932 e Claudia dá sequência a este trabalho de construção da história aqui em Memória, explicando o quê da foto daquelas valetas da Rua Marechal Deodoro, em frente à capela da Boa Viagem, ontem aqui publicada. 

UM CABO DE 66 QUILÔMETROS

Texto: H. J. English

A primeira linha telefônica entre São Paulo e Santos começou a ser instalada em junho de 1893, sendo inaugurada em 21 de junho de 1894. Era uma linha simples, de ferro galvanizado. Em setembro de 1894 foram construídos mais cinco circuitos adicionais.

Em 1909 foram instalados entre as duas cidades 24 circuitos, agora metálicos. Número que aumentou para 32 em 1910.

Essas linhas interurbanas ficaram em péssimas condições. Todas as manhãs, às 6h, eram experimentadas, dando geralmente de 50% a 75% de defeito.

O ramal era dividido em três seções, com suas turmas de conservação. Uma pequena tempestade na Serra do Mar era suficiente para deixar interrompidas as linhas, às vezes por vários dias.

No mesmo ano de 1909 a Companhia Telefônica do Estado de São Paulo ganhava uma concorrente, a Companhia Telefônica Bragantina, que iniciou a construção de linhas interurbanas também entre São Paulo e Santos.

W. White Gailey, então superintendente da Telefônica de São Paulo, viaja a Liverpool em busca de equipamentos modernos para fazer face à concorrência e melhorar as condições telefônicas Serra abaixo. Escolhe um cabo composto de 30 pares, que vai se tornar o mais comprido cabo interurbano da América do Sul, com 66 quilômetros.

Nota – Agora era instalar o equipamento, o que veremos amanhã.

Diário há meio século

Domingo, 7 de março de 1971 – ano 13, edição 1479

Arte hoje – Enock Sacramento focaliza Luiz Sacilotto, o artista de Santo André que acumulava o maior número de láureas outorgadas por salões oficiais de arte do País e que viveu mais intensamente os problemas da arte de vanguarda na década de 1950.

Clássico – Grande ABC vibra com as emoções daquela tarde de domingo: Santo André FC recebe o Saad EC no Estádio Municipal (futuro Bruno Daniel).

Pelo Santo André, Elias, o motorzinho do time.

Pelo Saad, a volta do artilheiro Arlindo.

Em 9 de março de...

1921 – O delegado Durval Villalva, que respondia por toda a região – então município de São Bernardo – passava a morar em Santo André, vindo de São Paulo.

Lima, 6 (UP) – Devido violenta discussão que tiveram na sessão de encerramento dos trabalhos da Câmara peruana, bateram-se em duelo os deputados Quimper e Manchego.

Lançado novo filme de Charles Chaplin, Carlito Pau d’Água.

1956 – Tribunal Superior Eleitoral aprova a criação pelo Tribunal Regional Eleitoral paulista de mais oito zonas eleitorais no Estado de São Paulo, uma delas para a recém-formada Comarca de São Bernardo “do Campo”.

Na Cidade do México, pelo II Campeonato Pan-Americano de Futebol, nova vitória brasileira: 2 a 1 sobre o México, gols de Bodinho e Luizinho.

A Seleção Brasileira era representada por jogadores gaúchos: Sérgio, Florindo e Oreco; Figueroa, Odorico e Duarte; Luizinho, Bodinho, Larry, Andrade e Raul. Técnico: Teté Duarte.

1991 – Inaugurada a Força Sindical.

Hoje

- Dia Internacional da Mulher

- Dia Internacional da Cor

Santo do dia

JOÃO DE DEUS. (Portugal: 1495-1550). Criou uma ordem para abrigar loucos e doentes terminais. Hoje a Ordem Hospitaleira São João de Deus é um instituto religioso, com sede em Roma, composto de homens que por amor a Deus se consagram à hospitalidade misericordiosa com os doentes e necessitados em 45 países dos cinco continentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;