Economia Titulo Consumo
Shopping em São Caetano
fica lotado na inauguração

No primeiro dia que o ParkShopping abriu as portas para
o público, a curiosidade tomou conta dos consumidores

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
11/11/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


No primeiro dia que o ParkShopping, em São Caetano, abriu as portas para o público, a curiosidade tomou conta dos consumidores que foram conferir a novidade. "Vim passear e conhecer. Eu frequentava os shoppings de Santo André, mas agora não preciso ir mais lá. Aqui está mais perto", diz o aposentado Walter Tedros, 73 anos, que mora em São Caetano. Por volta das 15h, a circulação nos corredores, lojas e praça de alimentação era intensa. E esse movimento foi confirmado pelos comerciantes. "A quantidade de clientes superou as expectativas. Desde a hora em que abrimos, às 11h, até às 15h30, as 25 bandeiras de atendimento que temos não voltaram para o balcão, todas ficaram circulando nas mesas", comenta o gerente da Pizza Hut, Kleber Leandro.

O que deve garantir o fluxo de 1,5 milhão de clientes por mês no novo shopping, conforme reportagem publicada ontem pelo Diário, é o fato de, além de o centro comercial ser o único na cidade, o perfil do empreendimento, que logo de cara chamou atenção dos frequentadores novatos.

"Aqui há lojas que não estavam no ambiente do Grande ABC", comenta a bancária, também de São Caetano, Leiza Cristina Miller, 30 anos. A moradora, que estava com o marido e a filha à espera da refeição, comentou sobre a praça de alimentação, enquanto conversava com a equipe do Diário. "Ficou confortável (os bancos e mesas), mas achei que existem poucas opções de restaurante e o espaço é limitado", explica. O novo local também deve aproximar moradores da cidade de São Paulo, principalmente os bairros que fazem divisa com São Caetano, como Ipiranga, Mooca e Zona Leste. Além disso, irá facilitar a vida de quem mora por aqui, mas frequentava os shoppings paulistanos em busca de estabelecimentos mais sofisticados e glamurosos. "Sempre frequentei shoppings, como Ibirapuera e Paulista, mas sou de São Caetano", explica a médica Eliana Dourado, 62 anos.

LOJAS - O movimento de ontem também deixou os lojistas otimistas em relação ao futuro. A supervisora da Brooksfield, grife de roupas masculinas, Denise França, disse que a loja de São Caetano deve se destacar, não só em São Paulo, mas no Brasil. "A expectativa é que o faturamento da loja, do novo shopping, fique em quinto lugar no ranking de todos os estabelecimentos da marca existente do País", comenta. Morumbi, Anália Franco e Oscar Freire são os três primeiros da lista.

A Animale, que vende roupas femininas, também está apostando no empreendimento recém-inaugurado. "Muitos clientes vão para São Paulo comprar, mas são da região, agora há opção mais próxima. Além disso, até às 16h, atendemos dez clientes, enquanto isso, a média no shopping Cidade Jardim, por exemplo, é de três atendimentos", diz a gerente Paula Santos. A Multiplan, administradora do complexo, divulgará o primeiro balanço da movimentação de clientes no dia 16, quarta-feira, após fim de semana e feriado.  

VAGAS - As lojas também estão de olho em mão de obra. A Animale, por exemplo, irá contratar dois vendedores e um caixa; a Brooksfield, estoquista e auxiliar de limpeza, e a Yogoberry pelo menos dois funcionários para o atendimento.

 

Empresários estão empolgados e planejam expansão

Lojistas que estrearam no shopping estão bastante otimistas com o desempenho e já planejam expandir suas marcas no Grande ABC. O franqueado da rede de culinária asiática Jin Jin Wok, Ricardo Caraça, diz que essa será a segunda unidade na região. A expectativa dele é de que as vendas em São Caetano serão melhores.

"Minha projeção é de faturar até 30% a mais do que em relação à unidade andreense", afirma o empresário. Ele estima ainda que a unidade seja considera uma entre as cinco que mais renderão lucros à rede, que conta com 55 lojas no Brasil. "Aqui é como uma grande vitrine, onde será possível atingir esse rendimento", detalha Caraça.

O gerente geral da Camicado, Eduardo Vargas, conhece bem o potencial da região devido ao tempo que passou frente à Lojas Renner, atual proprietária da rede de cama, mesa e banho. "Temos olhado pontos em São Bernardo e Santo André. Estamos otimistas com o shopping e queremos ampliar nossa presença no Grande ABC."

(Alexandre Melo e Vinicius Gorczeski)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;