Memória Titulo
Uma rainha no Natal: os 103 anos de Maria Fernandes Filipim

"Voa, voa, passarinho, pousa de mansinho no cartão postal"

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Voa, voa, passarinho, pousa de mansinho no cartão postal. Canta, canta, Padrezinho, como que seria um feliz Natal que o Betinho imaginou. E que o povo tem de cor: esquecer que dura só um dia, lembrar velhas canções, que um ano já anuncia; mais paz nos corações, beijar quem lhe faria feliz o seu Natal..."

Ivan Lins e Tavinho Daher, Um Natal brasileiro.

* * *

Maria Fernandes Filipim completou ontem 100 anos oficiais. Oficiais porque o pai, Nicolau, dizia à neta Ivone que Maria foi registrada três anos após o nascimento. "Na roça era assim, era o costume. O cartório era distante. Condução não existia, somente carroça. Portanto, após acontecerem vários nascimentos, os pais (maridos) se juntavam, alugavam uma carroça e iam registrar seus filhos, já crescidinhos", comenta Ivone Filipim.

Então, Maria, a nossa rainha do Natal, tem, na verdade, 103 anos bem vividos.

LINHA DO TEMPO

Lembranças da filha Ivone e da neta Adriana

1909 - 24 de dezembro - A pequena Maria é registrada em Santo Antonio da Boa Vista, interior de São Paulo, filha de Nicolau Fernandes e de Maria Luiza Fernandes, imigrantes espanhóis que vieram ao Brasil para trabalhar nas colônias, no plantio e colheita de café.

1912 - A família muda para Cerqueira César. Passa a residir na fazenda Jamaica, propriedade de Jorge Villares.

1918 - Aos 9 anos, Maria cuida do lar. Cozinha. Diariamente leva as refeições aos pais e irmãos no cafezal.

Nesse percurso a acompanhava seu cãozinho amigo, o Quevedo, protetor fiel e inseparável que se antecipava avisando-a da presença de cobras.

No rio lavava roupas, cantando e brincando com Quevedo. No mesmo rio todos se banhavam. Não havia chuveiros nem banheiros nas casas.

Nas colônias conviviam imigrantes espanhóis e italianos. Participava Maria das rezas às 18h dos sábados e dos bailes que se iniciavam após as rezas.

1920 - A transferência para a cidade de Votorantim. À exceção da mãe, todos passam a trabalhar na fábrica de tecidos Votorantim, que pertencia a Pereira Inácio.

Em Votorantim, Maria torna-se campeã de dança de salão, sempre fazendo par com o irmão Francisco.

1928 - Conhece Armando Marino Filipim, dentro da fábrica Votorantim. Amor à primeira vista.

Armando pede demissão. Ingressa na Light and Power. Passa a construir moradas e torres de energia por todo o Estado de São Paulo. Desbrava florestas. Convive com a natureza ainda inexplorada. Procura ganhar mais dinheiro para casar-se com Maria, que o aguarda.

1931 - O casamento. Os dois primeiros filhos, Odóxia e Armando. A mudança para São Paulo. E um acidente: Armando cai de um andaime quando participava da construção do edifício do Mappin. Fratura a coluna. Fica paralisado por dois anos.

Maria vai à luta. Como fiandeira, sustenta a família. Armando cura-se, graças aos cuidados de Maria.

Anos 1940 - A mudança para Santo André. O nascimento de Ivone. Armando torna-se construtor autônomo. Realiza grandes obras, como um pavilhão da Firestone e o Cine Tangará.

Maria ingressa na Ipiranguinha. Ali trabalha durante nove anos.

1951 - A mudança para Vila Alzira. Os pais de Maria sempre morando com ela.

Anos 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 - Após casar os filhos, Armando e Maria passam a morar com a filha Ivone e os netos Adriana e Tunico, em São Bernardo.

2000 - 19 de novembro - Falece Armando, depois de completados 69 anos de casamento com Maria.

Maria segue vivendo e ensinando filhos, netos e bisneto a enfrentar a vida com determinação, honradez, coragem e muita alegria, confirmando as palavras e desejos de Armando, sua grande paixão.

Está sempre atualizada. Há pouco tempo fez questão de ir ao Estádio do Morumbi com seu neto, o vereador Tunico Vieira. Frequenta eventos políticos de maneira participativa.

A celebração dos 100 anos oficiais de Maria Fernandes Filipim foi antecipada para novembro. Ela estava radiante. Dançou com o neto, saboreou cerveja e ganhou uma coroa. Como não elegê-la a Rainha do Natal 2009?

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 25 de dezembro de 1979

Natal - Diário lança suplemento especial e colorido com 24 páginas: O sempre renovado apelo ao amor e à paz.

Mensagem - "Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje e eternamente" (de uma faixa estendida numa das cadeias do Grande ABC).

Mensagem 2 - "O que nós mais desejamos para Você e seus familiares, é que o Ano Novo seja uma estrada com milhares e milhares de quilômetros de saúde, prosperidade e alegria de viver. Feliz Natal" (Firestone).

Editorial - Os augúrios deste Natal

EM 25 DE DEZEMBRO DE...

1969- Manchete do Diário: É Natal, a guerra para. Combates cessaram em torno do Vietnã do Sul. Trégua de 24 horas.

1974 - Chico Buarque publica Fazenda, seu primeiro romance.

HOJE

Natal do Senhor.

SANTOS DO DIA

Anastácia, Jacó de Tódi, Mártires de Nicomédia, Noélia e Suzana.

NAS ONDAS DO RÁDIO

ABC AM (1570). Viagem no Tempo Especial. Canções de Natal mescladas com sucessos dos anos 1950 a 1990: Johnny Rivers, Baby Consuelo, Martinho da Villa, Wilson Miranda, Jordans, Nico Fidenco, Beatles, Elvis Presley, Trio Esperança, Wanderley Cardoso, Rolling Stones, Simone, Elis Regina e Antonio Marcos. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Hoje, das 9h às 11h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;