Memória Titulo
O adeus do nosso mais antigo morador

Faleceu há uma semana em São Caetano aquele que talvez tenha sido o mais antigo morador do Grande ABC, Antonio Alves. Ele iria completar...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Faleceu há uma semana em São Caetano aquele que talvez tenha sido o mais antigo morador do Grande ABC, Antonio Alves. Ele iria completar 111 anos em março de 2010. Pôde viver o final do século 19, todo o século 20 e entrou com saúde de trabalhador no século 21 - até poucos anos atrás podia ser visto instalando fechos e fechaduras em casas e apartamentos de Vila Barcelona, em São Caetano; morava na cidade desde 1949 e sua profissão era a de carpinteiro.

Quando completou 100 anos, em 1999, Antonio Alves foi apresentado aqui em Memória. Costumava dizer: "O segredo da vida é o trabalho; a mente ocupada é sempre sadia". Aos 100 anos ainda trabalhava. Também dizia que tinha vontade de visitar o Nordeste, mas achava melhor não: imaginava que nada encontraria dos seus tempos de rapaz.

LINHA DO TEMPO

1899: 15 de março - Antonio Alves nasce em Bom Conselho de Papacaça (PE), filho de João Raimundo da Rocha e Maria Rosa.

Anos 1920: Muda para São Paulo.

1926 - Retorna à sua terra natal e casa-se com Maria Alves.

1927 - Nasce a primeira filha, Alzira, em Palmeira dos Índios, Alagoas. Alzira reside hoje em São Caetano. Foi uma excelente costureira.

Anos 1930 e 1940 - Vive no interior de São Paulo, onde nascem mais nove filhos: Jorge (mecânico), Manoel (funcionário da Telefônica), João (mestre de obras), Martins (vendedor), Joaquim (advogado), Aurora (professora), Ilda (enfermeira), Alceu (mecânico) e Mariliza (da área de reabilitação do Sesi).

1949 - A chegada a São Caetano.

1976 - Celebra Bodas de Ouro na Igreja São Francisco, em São Caetano.

1986 - Celebra 60 anos de casados.

1989 - Falece a mulher, depois de 63 anos e quatro meses de união conjugal.

2009: 8 de dezembro - O falecimento em São Caetano. Deixa oito filhos, 25 netos, 26 bisnetos e Giovana, a tataraneta de 1 ano. Um neto, Glauco, é juiz de Direito; a família possui advogados, dentistas, nutricionistas, enfermeiras e mecânicos. José Alves foi sepultado no Cemitério da Cerâmica.

Industrialização

A inauguração da Refinaria de Petróleo União, em Capuava, Mauá, nesta data, em 1954, significou o início de uma nova etapa desenvolvimentista do Grande ABC e do Estado de São Paulo. Foi a primeira grande refinaria paulista. Antes dela existiu uma pequena refinaria do conglomerado Matarazzo, que funcionou por alguns anos na Vila Carioca, perto de São Caetano.

A Recap iniciou suas atividades como empresa privada. O governo Goulart a estatizou, e os militares a devolveram à iniciativa privada. Hoje faz parte do sistema Petrobras. Com a Recap iniciou-se a formação do pólo petroquímico do Grande ABC, entre Mauá e Santo André.

Teatro

Grupo Vivendo e Aprendendo, de Vila Humaitá, em Santo André, encena hoje, em segunda apresentação, a peça "10 anos não se passam assim". O espetáculo começa às 20h no Teatro Conchita de Moraes, na Vila Santa Terezinha, em Santo André. Entrada grátis. Seus integrantes pertencem à comunidade de Vila Humaitá (3ª idade).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;