Setecidades Titulo
Fiéis celebram Dia de Santo Antônio com missas e festas
Por Deh Oliveira
Do Diário do Grande ABC
14/06/2009 | 07:59
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


O Dia de Santo Antônio - considerado pelos católicos como santo casamenteiro - foi comemorado ontem na região com missas, quermesses e carreata, com direito a carro de som e grupo de motociclistas na Paróquia de São Caetano. Também houve celebrações em homenagem ao santo na igreja de Santo Antônio de Santo André.

Seguindo a tradição, grande parte dos fiéis, principalmente mulheres, buscavam o "bolo de Santo Antônio", que, conforme a crença popular, ajuda quem o consome a arrumar a cara metade. O encontro torna-se ainda mais certo para aqueles que encontram na iguaria a medalha do santo, como reza a lenda.

Mito ou não, o fato é que sempre há alguém que garanta ter conhecido pessoas que receberam uma mão do santo para "desencalhar". "Fiquei sabendo dessa história em 2003. Uma prima minha conseguiu casar", conta Egle Rovai, 58 anos.

Acompanhada da filha solteira, Carolina Rovai, 25, Egle é uma das pessoas que ajudaram a terminar rapidamente com os 2.100 pedaços da iguaria que estavam sendo vendidos ontem na na igreja de Santo Antônio de Santo André.

Apesar de a mãe levar para casa oito pedaços do bolo, Carolina afirma que ainda não precisa da ajuda "espiritual" para arrumar casamento. "Não quero casar, pelo menos agora não", afirma, às gargalhadas.

Cética em relação aos efeitos do bolo para fins matrimoniais, Bruna Valentim, 22 anos, não dispensou o doce. "Eu estou levando porque eu gosto de bolo, mas se ajudar (a arrumar casamento), é bom", brincou.

A exemplo de Carolina, ela também foi à igreja com a mãe.
Há muitas histórias acerca do motivo de Santo Antônio ter ficado conhecido como casamenteiro. Uma das mais pitorescas diz que uma mulher, enfurecida por não ter os seus pedidos por um marido atendido, resolveu jogar a imagem do santo pela janela.

A estátua acertou um homem que passava pela rua. Devido ao acidente, os dois acabaram se conhecendo e se casando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;