Internacional Titulo
Peregrinos se despedem do papa antes da viagem ao Egito
Por Do Diário do Grande ABC
20/02/2000 | 16:32
Compartilhar notícia


Peregrinos agitaram neste domingo um cartaz com a mensagem "boa viagem", na Praça de Sao Pedro, sob a janela do Papa Joao Paulo II, que esta semana irá ao Egito, com o objetivo de seguir os passos de Moisés até o Monte Sinai.

Joao Paulo II pretende rezar missa no local onde, segundo a tradiçao, Deus apareceu para Moisés em uma sarça ardente e lhe ordenou que retirasse os filhos de Israel do Egito. A viagem - que começa na próxima quinta-feira e vai até sábado - será a primeira das peregrinaçoes do papa no Ano Santo 2000.

A agência missionária Fides disse que as horas em Sinai constituem uma "peregrinaçao longamente esperada" pelo papa, que destacou o caráter "puramente religioso, nao político" de suas viagens ao Oriente Médio.

Joao Paulo II nao falou da viagem em sua habitual apariçao dominical ante os peregrinos, na praça em frente à basílica de Sao Pedro. Com aspecto forte e atento, o papa agitou o braço diante dos aplausos e nomeou os países de origem dos peregrinos. Sorriu e se afastou da janela onde antes costumava permanecer enquanto a multidao entoava hinos e cânticos.

Conforme a agenda extra-oficial divulgada pela Fides, o papa chegará ao Cairo na quinta-feira, onde será recebido pelo presidente Hosni Mubarak e pelos bispos católicos. O pontífice e Mubarak conversarao reservadamente. Depois, ele visitará Shenouda III, titular da Igreja Copta Ortodoxa, e o imame Sayed Tantawi, a mais alta autoridade dos muçulmanos sunitas.

Na sexta-feira, presidirá a missa no estádio esportivo da capital e posteriormente participará de uma cerimônia ecumênica na catedral católica copta de Nossa Senhora com todas as igrejas cristas do Egito. No sábado, Joao Paulo II irá ao Monastério de Santa Catarina, ao pé do Monte Sinai, que data do século VI.

O papa deseja rezar no lugar da sarça ardente e depois presidir uma cerimônia de oraçao com jovens no jardim do monastério. Também quer visitar a biblioteca, uma das coleçoes de manuscritos antigos mais importantes do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;