Internacional Titulo
Manifestação de estudantes uruguaios deixa feridos
Por Das Agência EFE
15/08/2002 | 09:59
Compartilhar notícia


Uma manifestação de estudantes terminou nesta noite de quarta-feira em Montevidéu com distúrbios menores em frente à sede do Parlamento uruguaio, como parte de uma greve universitária que nesta quinta-feira se estendeu aos colégios de ensino médio público.

A mobilização, programada para comemorar o Dia dos Mártires Estudantis, que lembra fatos da década de 60, começou na Universidade estadual e avançou pela principal avenida de Montevidéu na hora de maior movimento, o que dificultou o tráfego de veículos, e culminou no Parlamento.

Em frente ao Palácio Legislativo, onde a Câmara de Deputados discutia o balanço do orçamento anual, que inclui uma série de restrições orçamentárias, alguns manifestantes jogaram pedras contra o Palácio Legislativo.

Dois policiais e dois cachorros também da polícia, que eram parte da guarda, ficaram feridos durante as agressões do grupo de manifestantes, segundo informaram fontes legislativas.

Uma pesquisa realizada pelo Canal 12 de Televisão de Montevidéu revelou que mais de 80% da população rejeitam a greve estudantil e a ocupação dos centros de estudos. Além de maiores fundos para o ensino, os estudantes do ensino médio também rejeitam uma reforma educativa e fazem comerciais por melhoras em construções em alguns institutos.

O protesto inclui a ocupação das Universidades públicas, cinco colégios de ensino médio em Montevidéu e um Instituto Tecnológico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;