Setecidades Titulo
Frei vai pedir segurança direto a Avamileno
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
18/01/2006 | 08:00
Compartilhar notícia


O futuro da Capela Santa Cruz será definido na quinta, em uma reunião entre o frei Aparecido de Góis, responsável pelo prédio, e o prefeito de Santo André, João Avamileno. No encontro, agendado para as 10h, no Paço, o pároco vai exigir reforço da segurança no interior do Parque do Pedroso, onde a capela foi reconstruída em 1976.

Caso não seja atendido, o frei ameaça pedir a demolição da Capela Santa Cruz. A edificação foi erguida no século XIX, no cruzamento entre as avenidas Santos Dumont e Dom Pedro I, e teve toda sua estrutura, inclusive as telhas e tijolos, transferida para o Parque do Pedroso. A partir daí, a capela centenária passou a ser alvo de atos de vandalismo.

O último deles ocorreu nesse final de semana. A capela, que fica isolada no alto de uma colina, foi destruída. Os criminosos invadiram o prédio por uma porta lateral e quebraram imagens de vários santos em gesso. A cabeça de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida chegou a ser arrancada e o corpo de Jesus Cristo na cruz foi completamente desfigurado.

Os vidros da capela foram estilhaçados e uma série de papéis com cantos religiosos e santinhos, que eram guardados em estantes, foram espalhados pelo chão. A invasão ocorreu entre o fim da manhã de domingo, quando foi realizada uma celebração na capela, e a manhã de segunda-feira, quando funcionários do Parque do Pedroso notaram o estrago.

A porta arrombada já foi consertada, mas o rastro deixado pelos vândalos ainda não foi limpo. A capela só será reaberta, segundo o frei de Góis, quando a Prefeitura garantir sua segurança no interior do parque. Procurada pela reportagem, a administração admitiu que a GCM não realiza rondas no Pedroso e que só se desloca até o parque quando recebe um chamado. Até o fim da tarde desta terça, a assessoria do prefeito João Avamileno não havia confirmado o encontro com o frei. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;