Memória Titulo
O reconhecimento à obra do comendador Dal’Mas

Em 27 de abril último, por ocasião dos 80 anos do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo)...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Em 27 de abril último, por ocasião dos 80 anos do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), uma das mais antigas indústrias do Grande ABC, a Dal'Mas Agro-Química Brasileira, de São Caetano, foi uma das homenageadas, em sessão solene na Assembleia Legislativa. Por tabela, a homenagem alcançou um dos capitães de indústria do Grande ABC, comendador Vitório Dal'Mas (1888-1978).

A pedido de Memória, o escritor e pesquisador Mário Dal'Mas, um dos filhos de Vitório, nos envia as fotos de hoje e os dados do pai, orgulho dele, dos irmãos João, Ettore e Ítalo e do genro João Salviato.

LINHA DO TEMPO

1888, 2 de agosto - Vitório Dal'Mas nasce em Cappela Maggiori, Treviso, Itália. Órfão aos três anos, foi recolhido ao Colégio Salesiano Dom Bosco e ali aprendeu o ofício de sapateiro.

1902 - Embarca com uma tia para o Brasil, e para São Caetano. Seu primeiro emprego foi de oleiro. Aqui se casa com Antonia Braido. Trabalha de operário na fábrica Pamplona (sabão e graxa).

1920 - Funda sua indústria, depois de iniciar a coleta de gordura nos açougues com uma carroça e um burro emprestados. A gordura coletada era vendida à fábrica de sabão.

1928 - Torna-se vice-presidente do São Caetano EC.

1932 - Presidente da comissão da campanha dos "Capacetes de Aço" na Revolução Constitucionalista.

1953 - Realiza um sonho: a construção do Edifício Vitória, que além do Cine Vitória abrigou os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O edifício serviu à Coletoria Estadual, cartório, escolas, Biblioteca Municipal e clubes.

1978, 28 de abril - Vitório Dal'Mas falece em São Caetano.

Vitório Dal'Mas foi um dos fundadores do Hospital São Caetano, benemérito da Associação Príncipe de Nápoles e recebeu do governo italiano a comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 19 de junho de 1979

Manchete - Planalto vai propor extinção dos partidos

Trabalho - Padeiros discutem 30% de reajuste salarial.

Editorial - Eis que surge a imagem que ninguém conhecia. O jornal comenta a postura do prefeito de Santo André, Lincoln Grillo, que decidiu não mais dar entrevistas ao Diário.

Luto 1 - Ator Procópio Ferreira morre aos 81 anos no Rio.

Luto 2 - Falece em São Caetano o jornalista Rubens Capozzoli, aos 59 anos. Trabalhou em vários jornais de São Paulo, foi repórter e chefe de reportagem no Diário e encerrou carreira na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Caetano. Além de bom texto, foi um excelente repórter-fotográfico.

Futebol - Ontem, no Estádio Bruno Daniel: Santo André 0, Francana 0.

Incêndio - Metalúrgica Santo André, indústria de limpadores de pára-brisas localizada na Vila Apiaí, em Santo André, pegou fogo ontem.

EM 19 DE JUNHO DE...

1898 - Fundada a Società de Mutuo Socorso di San Bernardo, atual Associação Ítalo-Brasileira de Beneficência.

1919 - Minalda Oliveira nasce em Bragança Paulista e vive em Santo André desde a data do seu casamento, em 1945. Seu marido, Jarbas Chioatto, era ferroviário. Foi chefe da Estação de Santo André por muitos anos e se aposentou como chefe da Estação da Luz. O casal morou na Rua das Bandeiras e em 1948 mudou para a Rua das Esmeraldas, onde Dona Minalda vive até hoje. São três filhas: Lirian, Dalva Lúcia e Isabel, o genro Mingo Orlando e os netos Rafael e Paula.

1962 - Criada a Fundação Santo André.

1969 - Vereador Emilio Escudeiro propõe o nome da atriz Cacilda Becker para o anfiteatro do Paço Municipal de São Bernardo.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Ribeirão Preto, fundado em 1856. Tornou-se município em 12 de abril de 1871 (lei provincial nº 67).

HOJE

Dia Nacional do Cinema, Dia do Profissional de Marketing e Dia do Vigilante. A Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal.

SANTOS DO DIA

Gervásio, Juliana Falconieri e Romualdo.

Tirada do Guido

Criação: Guido Fidelis

Noite, pescador navega no mar de sombra. Com rede de estrelas captura mistérios.

Vera Cruz, Ano 60: 1949-2009

Os estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz eram, com justiça, uma atração. Tive um amigo em São Caetano, João Semenof (faleceu prematuramente), que quase todos os dias se vestia bem, como se para ir a uma festa, e dirigia-se à Vera Cruz. Ia tentar uma ponta, como extra, em um dos filmes eventualmente em produção no momento. Mas não foi descoberto pelo Alberto Cavalcanti ou pelo Adolfo Celi, diretores então em evidência nos estúdios do Jardim do Mar, local onde Cicilo Matarazzo antes (será verdade?) criava galinhas.

Hermano Pini Filho, de Campinas

NOTA DA COLUNA

De fato, Hermano, os Matarazzo tinham um projeto avícola para São Bernardo, antes da construção dos pavilhões da Vera Cruz. Há registros disso na Prefeitura de São Bernardo, de granjas modernamente construídas. Quanto à história de João Semenof, ela demonstra como a Vera Cruz mexeu com a mocidade do então ABC em formação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;