Economia Titulo
Inadimplência tende a subir no próximo ano
Pedro Souza
do Diário do Grande ABC
16/12/2010 | 07:23
Compartilhar notícia


Os consumidores devem se planejar ainda neste ano para não ultrapassar os limites de seus orçamentos e se perderem em dívidas no primeiro trimestre de 2011. O cenário pode não ser tão favorável, tendo em vista que a previsão é que a inadimplência aumente em horizonte de seis meses.

Pela sexta vez consecutiva, o indicador Serasa Experian de perspectiva da inadimplência do consumidor subiu. O resultado de outubro, publicado ontem pela empresa de informações de proteção ao crédito, expandiu 0,8% e chegou a casa dos 92,8 pontos.

Portanto as famílias, que aumentaram o nível de consumo, podem sofrer com as contas sazonais de início de ano. "O consumidor já está superendividado e terá mais dívidas referentes às compras de fim de ano e viagens de férias. Como terão que pagar o IPVA, matrículas e material escolar, podem cair na inadimplência", explicou o gerente de indicadores de mercado da Serasa, Luis Rabi.

PROBLEMAS - Se as projeções se concretizarem, o consumidor pode saborear aumentos maiores no custo do crédito aos que acontecerão até o fim deste ano. "Um dos fatores utilizados pelas instituições financeiras para vender o crédito é o risco. E com inadimplência maior, os juros também ficam mais altos", avaliou Rabi.

O especialista disse que os juros demonstram movimento de engorda devido às recentes medidas do BC (Banco Central do Brasil), como o aumento do compulsório.

Esta ferramenta é uma das utilizadas pela autarquia monetária para diminuir o ritmo de crescimento da atividade econômica nacional. Desta forma, o BC tenta controlar a inflação próxima à meta anual de 4,5%. Mas o aumento médio dos preços no País já acumulou, até novembro, 5,2%.

Segundo relatório do BC de outubro, a inadimplência do consumidor estava em 6%. São considerados apenas atrasos a partir de 90 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;