Política Titulo
Inscrição de chapa gera confusão
Beto Silva
do Diário do Grande ABC
19/08/2011 | 07:17
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Tumulto, confusão e bate-boca. Foi o que aconteceu no início da noite de ontem na sede do Sindicato dos Servidores de São Bernardo, quando a oposição à atual diretoria não conseguiu inscrever a chapa que disputaria a eleição que será realizada nos dias 22 e 23 de setembro.

Toda a discussão ocorreu sobre os prazos. Enquanto a diretoria dizia que a data limite foi domingo, os oposicionistas afirmavam que ainda havia cinco dias para corrigir erros apontados na tentativa de registro da candidatura no fim de semana. Houve gritaria, xingamentos, dedo em riste e por pouco não chegaram às vias de fato. A oposição promete ir para a Justiça.

O presidente do que seria a chapa 2, guarda municipal Carvalho, ressaltou que o inciso 1 do artigo 86 do estatuto do sindicato garante cinco dias para correções, entregas de documentos e outras informações que porventura faltaram na inscrição da candidatura. São cerca de 50 integrantes que cada uma das composições que pretendem assumir a entidade tem de apresentar.

"Mas a atual diretoria não nos deixou registrar a chapa. Estamos no prazo. Eles estão infringindo as regras do estatuto. Vamos procurar a Justiça para garantir nossa presença na disputa", frisou Carvalho.

O presidente do sindicato, Carlos Alberto da Silva, o Ketu, rebateu as críticas - foi chamado de safado pelos adversários - e garantiu que está agindo dentro da legalidade. Segundo ele, haveria cinco dias para entrega de documentos e dados se a chapa tivesse sido inscrita até às 17h do domingo, o que não foi concretizado.

"A chapa não estava completa. Faltavam nomes, algumas pessoas nem eram filiadas. Perderam o prazo", disse Ketu, que na chapa 1 terá a função de diretor de base, enquanto Giovani Chagas, atual secretário-geral, concorrerá a presidente.

Ketu reconheceu que o estatuto tem de ser aperfeiçoado, mas está amparado na assessoria jurídica do sindicato. "Não é briga política. Se a Justiça decidir que eles podem se inscrever, tudo bem. Mas não posso ir contra o que nosso jurídico nos orientou", discorreu. "É realmente difícil montar a chapa. O estatuto tem de ser alterado na próxima gestão. Tivemos muito trabalho nesse mandato", completou.

Cerca de 6.000 servidores sindicalizados irão às urnas dias 22 de 23 de setembro para eleger a direção do Sindserv, que atuará por quatro anos. Mesmo se for pleito de chapa única, tem de ser realizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;