Memória Titulo Coluna
Ponte e Guarani no campo da história

Moacir Andrade Peres apresenta o álbum de figurinhas mais antigo da sua coleção, embora tenha figurinhas soltas de períodos anteriores, de uma época em que suportes não eram utilizados. Com vocês os clubes de Campinas e suas formações no biênio 1937-1938

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


No álbum, além da AA Ponte Preta e Guarany FC, estão os clubes Bomfim FC, Campinas FC, EC Corinthians, Guanabara FC, EC Mogyana e Voluntário da Pátria.

Do Voluntário da Pátria, Moacir Andrade Peres, que é desembargador, seleciona o trio atacante que, coincidentemente, lado a lado, tem os nomes e título semelhantes ao seu.

“A linha de frente do Voluntário da Pátria é imperdível.”

Dr. Moacir

Espetacular esse álbum. Só faltou o time se chamar Defesa e Justiça FC. Precisamos combinar uma apresentação desse maravilhoso acervo no Memofut (algo como ‘Lembranças afetivas e curiosidades dos meus álbuns de figurinhas’).

Após 13 anos na estrada, acho que podemos parafrasear o famoso ditado botafoguense: ‘Tem coisas que só acontecem com o Memofut’.

Alexandre Andolpho Silva, coordenador do Memofut

Sensacional, caro Moacir. Coincidência incrível. 

Wanderley Frare Junior

E o Moacir e o Andrade foram jogar no Flamengo...

José Roberto Fornazza

E ainda teve o Doutor (Rubens) também no Flamengo

José Roberto Diniz

Fico imaginando com quem no Memofut, ou na vida, poderia acontecer algo assim. Pelo Moacyr e pelo Peres, OK, a probabilidade é alta. Mas Doutor, e os três na mesma linha. Aí já é brincar demais com as probabilidades estatísticas.

Ademir Takara

A coincidência maior não é comigo, que apenas herdei o prenome em homenagem a um tio, com o ‘I’ substituindo o ‘Y’.

Moacyr Troncoso Peres, um dos irmãos mais velhos do meu pai, passou em primeiro lugar no concurso da magistratura, tornando-se juiz substituto em Santos. Na época, era o mais jovem magistrado de todo o Estado e considerado o gênio da família.

Ele estudou em Campinas, no Colégio Estadual Culto à Ciência, antes de vir para São Paulo fazer direito na USP. Morreu, tragicamente, aprendendo a pilotar um teco-teco, em 1937, ano do lançamento do álbum da Liga Campineira, com os nomes dos três jogadores em linha.

Recebo esta coincidência como uma homenagem a ele.

Há uma rua com o seu nome grafado erroneamente – Doutor Moacir Trancoso – que termina na Comendador Sousa, a duas quadras do campo do Nacional. É uma vergonha eu nunca ter passado por lá.

Dr. Moacir


Diário há meio século

Domingo, 31 de maio de 1970; ano 12; edição 1247

Manchete – Luta começa. México, 16 esperanças. Copa do Mundo iria até 16 de junho (de 1970), com partidas disputadas em Guadalajara, León, Cidade do México, Puebla e Toluca. O Brasil em busca do tri.

Imprensa – Vereadores de São Bernardo prestarão contas. Rádio Diário do Grande ABC e Câmara Municipal assinavam contrato para a transmissão do Pequeno Expediente, às quintas-feiras.


Em 31 de maio de...

1920 – O Conde, comédia em quatro partes interpretada pelo já célebre Charles Chaplin, o Carlitos, entra em cartaz no Royal Theatre, à Rua Sebastião Pereira, Capital.

1930 – Prefeito Saladino determina estudos para criação de um parque no Centro de São Bernardo, entre as ruas Marechal Deodoro e Jurubatuba. Na parte da frente a ideia era erguer o novo grupo escolar, em substituição ao antigo sobrado colonial do século XIX.

Nota – A obra sairia do papel mais de 20 anos depois, quando foi delineada a atual Praça Lauro Gomes.

1970 – Jornalista Geraldo Antão Piedade funda o semanário A Voz de Mauá.

1975 – Toquinho e Vinicius de Moraes cantam na Metodista, em São Bernardo.

Hoje

- Dia Internacional da Aeromoça

- Dia do Comissário de Bordo

- Dia Mundial das Comunicações Sociais

- Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Santos do dia

- Petronilla. Viveu no século I. Invocada contra a febre

- Camila Batista da Varano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;