Economia Titulo Estado
Ação prevê abrigo para profissionais da saúde

Thiago Auricchio (PL) pede, em ofício, que governo do Estado faça parceria com rede hoteleira

Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
16/04/2020 | 00:07
Compartilhar notícia


O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), com domicílio eleitoral em São Caetano, propôs ao governo do Estado o estabelecimento de convênio com a rede hoteleira para abrigar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no combate à Covid-19. A iniciativa também tem foco no auxílio ao setor, que sofre forte retração com a quarentena e também diminui o risco de contaminação.

Segundo o deputado, que é representante da região na Assembleia Legislativa, a sugestão foi enviada ao governador João Doria (PSDB). O objetivo é aplicar ação parecida com a que vem sendo desenvolvida em países europeus, como França e Itália. Nestes locais, um aplicativo permite que os profissionais da saúde busquem acomodações gratuitas.

No documento enviado ao Estado, o parlamentar destaca que é necessário que essas pessoas tenham local onde possam descansar e permanecer isoladas das demais. “É muito importante no sentido de isolar esses profissionais da saúde, que estão trabalhando na linha de frente contra o coronavírus. Se eles vão para casa, podem acabar contaminando os familiares. Quanto maior for o isolamento, mais eficaz vai ser”, afirmou o deputado.

Outro ponto é a questão do setor de hotelaria e hospedagem, que sofre forte retração. “No sentido econômico este setor parou. Na cidade de São Paulo acredito que a taxa de ocupação não chegue a 5%”, disse Thiago.

Na semana passada, o Diário mostrou que o setor hoteleiro na região, teve queda de aproximadamente 90% no faturamento desde o início da quarentena. A maioria dos estabelecimentos está fechada. O presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Beto Moreira, elogiou a iniciativa do deputado. “Não conheço detalhes da proposta, mas acredito que o setor de hospedagem pode e deve dar sua parcela de contribuição ao combate à Covid-19 e, principalmente, ajudar no bem-estar dos profissionais da saúde. Depois de um dia estressante e cansativo, esses, que são os verdadeiros heróis nessa luta, merecem o devido descanso”, afirmou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que a atividade apoia setores essenciais e deve respeitar medidas rígidas de higienização. Ele afirmou que o projeto será encaminhado. “A atuação do setor, como outros, precisa adequar seu atendimento e atrair hóspedes que atuam em atividades essenciais. As áreas de saúde e logística mantêm ainda necessidade de hospedagem, e parcerias podem ser exploradas. A Secretaria de Desenvolvimento Regional recebeu o ofício e agregará a ideia a projetos discutidos dentro do governo, no comitê de contingência. É uma grande iniciativa do deputado e é importante a participação de toda a sociedade nesse momento.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;