Esportes Titulo
Futebol amador pede socorro à FPF
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
28/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O dirigentes de clubes e ligas do Grande ABC e Região Metropolitana estiveram reunidos na manhã de ontem, em Santo André, à fim de debater soluções, problemas e melhorias no futebol paulista, em encontro do Governo Itinerante da FPF (Federação Paulista de Futebol). Comandada pelo presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, a reunião teve como um dos pontos chave o pedido de socorro das ligas amadoras, atrás de verba.

"Os bingos eram a única fonte de renda das ligas, mas estão tirando a essência da Lei, que era o incentivo ao amador", comentou o presidente da Liga Mauaense e da Uniligas, Marcos Capuano, o Quinho, sobre a decisão do governo na proibição de funcionamento dos bingos, que tinham por lei repassar uma parte do lucro ao esporte amador. "Assumimos o compromisso e vamos interceder junto ao ministro Orlando Silva sobre isso", respondeu Del Nero.

O presidente da FPF, no entanto, cobrou mais empenho das ligas sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. "Percebemos que eles (dirigentes) conhecem pouco sobre o assunto e precisam ter pleno conhecimento disso. Vamos atrás, em cima dessa necessidade, de uma forma de buscar recursos junto ao Governo Federal."

O vice-presidente da Região Metropolitana e Grande ABC, Vicente Cândido da Silva, ainda deu uma boa notícia aos clubes: a emenda para subsidiar a várzea. "Ideia excelente, já que é ela quem alimenta (de jogadores) os clubes se estiver fortalecida e bem organizada", elogiou o presidente do Santo André, Celso Luiz de Almeida.

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que teve a companhia do mandatário de Mauá, Oswaldo Dias (PT), pediu relação estreia com a FPF para viabilizar a criação de uma equipe. "É uma das prioridades do nosso governo e queremos estabelecer essa proximidade com a entidade para constituí-lo", disse. "Conte com a gente", respondeu Del Nero.

Ao final, após algumas homenagens, os dirigentes elogiaram o encontro. "É muito importante essa aproximação entre federação, clubes e ligas", disse o presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza. "Vejo essa iniciativa com bons olhos", emendou o presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira. Fábio Cassettari, do Palestra, e Joaquim Antônio Ferreira, do Mauaense, também marcaram presença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;