Internacional Titulo
Ministro argentino declara que falta institucionalidade ao Mercosul
Por Do Diário do Grande ABC
28/09/2000 | 11:14
Compartilhar notícia


``Falta institucionalidade ao Mercosul para concluir a construçao comercial subregional e pensar em uma moeda única que agilize os intercâmbios', declarou o ministro argentino da Economia, José Luis Machinea, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo jornal espanhol El País.

``O Mercosul precisa ter uma instituiçao, tribunais arbitrais, mesmo que nao a um nível tao grande quanto o da institucionalidade da Uniao Européia em Bruxelas'.

``O Mercosul ainda continua dependendo da boa vontade dos presidentes e das negociaçoes', acrescentou.

Quanto à necessidade de uma moeda única regional, Machinea observou que ``é preciso ir por partes'. ``Primeiro temos de terminar a construçao comercial, na qual avançamos, inclusive, mais rápido do que a Europa, e na convergência macroeconômica', explicou.

``Nao queremos um Mercosul fechado, e sim integrado. Agora estamos caminhando por duas vias: a Uniao Européia e o Nafta (Tratado de Livre Comércio, mercado comum que une Estados Unidos, Canadá e México)', indicou, antes de lamentar que a Europa se preocupa mais com o Leste europeu e os problemas do Norte da Africa, sem ``olhar um pouco para a América Latina'.

Machinea, que concedeu a entrevista em uma escala em Madri em sua viagem para Praga, onde participou das reunioes do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, disse ter como objetivo central de suas preocupaçoes ministeriais potencializar as relaçoes econômicas de seu país e avançar na construçao do Mercosul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;