Cotidiano Titulo Coluna
Sedinha. Ditão. A primeira escola da Vila Pires

Trata-se da Escola Estadual Professor Benedito Gomes de Araujo, que está ganhando uma bela pesquisa escrita pela professora Silvia Valente, ex-aluna e ex-professora do estabelecimento. Baseada em documentos oficiais e na memória oral, Silvia informa que o chamado ‘Ditão’ completa 85 anos, se considerada uma antiga escolinha do bairro que funcionava na chamada ‘Sedinha’

Por Ademir Medici
05/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Em 1875 foi criada a primeira escola da Estação de São Bernardo, hoje Santo André.”

Fonte: professor Noêmio Spada (em memória)

A celebração dos prováveis 85 anos da Escola Estadual Benedito Gomes de Araujo, sábado passado, reuniu antigos professores e alunos, e dois filhos do patrono: Maria José Araujo Rodrigues e José Carlos de Araujo Lima. Uma terceira filha, residente em Avaré, não pôde comparecer.

Houve homenagens, exposição de fotos e outros documentos e o prefeito Paulo Serra foi representado por um assessor, José Leandro dos Reis Macedo.

A exposição foi baseada nos levantamentos da professora Silvia Valente, numa dissertação cuja primeira parte vai publicada a seguir.

O ensino em Santo André
 

Texto: Silvia Valente

Em 1912 começou a ser projetado o primeiro grupo escolar da região, reunindo as escolinhas isoladas do então distrito de Santo André, em prédio hoje sede do Museu Municipal Dr. Octaviano Gaiarsa, na Rua Senador Flaquer.

O então I Grupo Escolar de Santo André foi rebatizado com o nome de Escola Estadual Professor José Augusto de Azevedo Antunes, hoje funcionando no bairro Casa Branca.

Santo André cresce, indústrias chegam, famílias se estabelecem dentro de seus limites e mais crianças habitam bairros e vilas.

As distâncias entre os novos loteamentos deixam a vida dos pequenos filhos de Santo André bastante complicada quando se fala em suas rotinas diárias rumo ao conhecimento. São matas, ruas de terra, córregos e outras aventuras a serem vencidas até que os portões das poucas escolas se abrissem.</CW>

Bairros mais distantes do Centro começam a estruturar-se para que moradores possam acessar condições mínimas de vida, mais próximas de suas casas.</CW>

Com a Vila Pires não foi diferente, ou melhor, foi diferente sim, já que um sonhador chamado Benedito Gomes de Araujo migra de Pindamonhangaba para Santo André e traz na bagagem o objetivo de se tornar diretor de uma escola.

Santo André se expande dentro do polo industrial do ABC. Indústrias de tecelagem, farmacêuticas, químicas, metalúrgicas se instalam na região e mais famílias constroem suas vidas aqui.

Benedito entende que a Vila Pires necessita cuidar de suas crianças para hoje e para amanhã, tendo em vista o crescimento pungente da cidade. Inicia então um senso no bairro com o objetivo de construir uma escola exemplar em substituição à antiga escolinha, com 13 alunos e localizada no Largo 13 de Maio, a ‘Sedinha’, hoje local com canchas de bocha.

O projeto do professor Benedito teria êxito. A escola modelar seria erigida. Com certeza ele seria o diretor. Mas o destino o impediria de participar da festa de inauguração.

AS MAIS ANTIGAS

A Escola Benedito Gomes de Araujo está entre as mais antigas de Santo André. Eram duas escolinhas mistas em 1936, segundo o Álbum de São Bernardo, de João Netto Caldeira, lançado em 1937.

A publicação relaciona as seguintes escolas da época:
- Grupo Escolar de Santo André: 1914.
- II Grupo Escolar de Santo André, em Vila Bastos
- Grupo Escolar de Vila Assunção: 1935.
- Escola Profissional Dr. Julio de Mesquita: 1935.
- Grupo Escolar de Vila Santa Terezinha: 1936.
- 1ª e 2ª Escolas Mistas de Vila Pires.
- Nove escolas municipais mantidas pela Prefeitura.
- Escolas particulares: Externado Padre Luiz Capra, Escola Adventista, Escola Teuto-Brasileira, Escola Brasil e Escola Ruy Barbosa.
 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 5 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7240

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: Brizola sobe hoje no palanque de Lula - Debate dos candidatos na TV não satisfez as expectativas.

Em 5 de dezembro de...

1924 – Falece José Luiz Flaquer, o senador Flaquer.
1944 – Wallace Simonsen é nomeado prefeito-interventor do novo município de São Bernardo ‘do Campo’, a ser instalado em 1º de janeiro de 1945.
1959 – Pelo Campeonato Estadual de Basquetebol Masculino, divisão principal: em Santo André, Aramaçan 72, XV de Piracicaba 97.
 

Hoje

- Dia Nacional da Pastoral da Criança
-Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social

Santos do Dia

- Crispina
-Martinho de Dume

Municípios Paulistas

Celebram aniversario em 5 de dezembro:

- Em São Paulo, Taubaté. Fundado em 1645. É o sétimo município mais antigo do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia, Mogi das Cruzes, Iguape e Ubatuba.
- Sertãozinho. Elevado a município em 1896 quando se separa de Ribeirão Preto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;