Setecidades Titulo 20 de novembro
Região inicia eventos sobre o Dia da Consciência Negra

Grande ABC apresenta atrações durante todo o dia; Mauá reuniu 200 pessoas em primeira atividade

Do Dgabc.com.br
20/11/2019 | 12:06
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atualizada em 17h02

Pela luta contra o fim do racismo e mais dignidade e representatividade, o Grande ABC apresenta uma série de atividades sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje. Data criada a partir da lei 12.519 de 2011 em referência à morte de zumbi dos Palmares, símbolo de batalha pela liberdade do povo africano. 

As comemorações iniciaram na cidade de Mauá, com a 14ª Marcha Zumbi dos Palmares, que tomou conta da Praça Vinte e Dois de Novembro, no Centro, da cidade. A celebração reuniu cerca de 200 pessoas que caminharão pelo Centro, a partir das 14h. A expectativa é de 2 mil pessoas até o final do encontro. 

O mestre e representante da ADCC (Associação Desportiva e Cultural de Capoeira) Filhos de Gangue, Gildasiu Pereira, 56, comenta que o tema escolhido para a marcha esse ano é o Grito pela Vida. “O perfil do encontro é sempre o mesmo, só trocamos o tema. Esse ano, optamos por esse grito por conta genocídio, não só pelos negros, mas também contra o feminicídio e preconceitos com homossexuais”, observa. 

Já na cidade de Rio Grande da Serra, o Teatro Municipal primeira-dama Zulmira Jardim Teixeira, no Centro, recebeu pelo menos 250 pessoas para apresentações artísticas, como peças de teatro, show de rap, exposições e palestras com músicas, abordando o empoderamento feminino na dança, foi liderada pela consultora de marketing e dançarina há 30 anos, Luana Caruzo, 37. "Sendo preta ou branca, gorda ou magra, o empoderamento feminino contribui para o crescimento econômico, social e político", avalia. 

Os eventos na região continuam no sábado e domingo nas cidades de São Bernardo e São Caetano, sendo no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais/ Chácara Silvestre e na Estação Cultura, respectivamente. Apenas no domingo, Diadema recebe encontros de culturas populares no Teatro Clara Nunes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;