Esportes Titulo Debute
Água Santa e CAD
fazem primeiro dérbi

Duelo no Inamar marca debute entre os clubes de Diadema no futebol profissional; jogo vale pela Segunda Divisão do Paulista

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Desde que o Clube Atlético Diadema foi criado, em 9 de outubro de 2009, a expectativa na cidade era pelo clássico diante do Água Santa, clube popular que surgiu na várzea e se profissionalizou em 8 de dezembro de 2011. Chegou o dia! Hoje, às 15h, as agremiações se encontram, no Estádio Inamar, no primeiro jogo entre os profissionais, pela segunda rodada da Segunda Divisão paulista.

Para apimentar ainda mais o confronto, tanto o Água Santa como o Diadema venceram na estreia pela Segundona. O primeiro impôs 2 a 1 no EC São Bernardo, mesmo fora de casa, enquanto que o CAD goleou o Grêmio Mauaense por 5 a 1, no Estádio Inamar.

Mesmo embalado pela vitória sobre o EC São Bernardo, o clima no Água Santa é de respeito ao adversário. O treinador Márcio Ribeiro diz que o êxito na primeira partida já faz parte do passado e espera por bom duelo hoje à tarde.

"O bom resultado na estreia ajuda a melhorar o ambiente, mas já aconteceu. Agora, temos de respeitar o CAD. É uma equipe forte, bem preparada e que também venceu. Eles levam um pouco de favoritismo, mas em clássico isso pouco altera", disse o técnico.

Márcio Ribeiro manteve o mistério em relação ao time que vai mandar a campo, mas deve repetir a escalação da estreia. O treinador, porém, aguardava até o último minuto por inclusão dos jogadores na Federação Paulista de Futebol para ter mais opções no banco de reservas.

Já no Diadema, o técnico Ataliba parece ser adepto ao ditado: em time que está ganhando não se mexe. Ele adiantou que vai repetir a escalação da primeira rodada, mas durante a semana abusou do mistério para evitar dar pistas ao adversário. O ex-atacante do Corinthians chegou a levar treino para São Paulo e impediu a entrada da imprensa.

"Como os times são muito próximos e se conhecem bem, acho importante treinar um pouco reservado, criar algumas jogadas ensaiadas para surpreender. Um segredinho aqui outro ali sempre ajudam a ganhar uma partida", comentou o treinador.

Ontem, no último trabalho antes do clássico, Ataliba treinou bastante os cruzamentos na área, tanto ofensivos como defensivos e acertou o posicionamento de alguns jogadores. Uma das recomendações do técnico é para que o centroavante Anderson Bina não fique centralizado na área e se movimente bastante, assim como o outro atacante, William.

Mesmo após os 5 a 1 sobre o Mauaense, Ataliba quer o time com os pés no chão. "Disse aos jogadores que demos um passo e a caminhada é longa. Precisamos pelos menos do empate no clássico", finalizou.

 

Ricardinho destaca importância do jogo
Ex-Palmeiras e Internacional, meia do Água Santa ressalta motivação para o clássico de Diadema

 

Jogador mais experiente do elenco do Água Santa, o meia Ricardinho ressaltou a importância do clássico com o CA Diadema para os clubes. O jogador foi criado no bairro Vila Clara, que fica cerca de dez minutos do Estádio Inamar.

"A cidade de Diadema ainda está se adaptando ao futebol profissional. Tenho muitos amigos na cidade que torcem para os dois times. E a palavra clássico, por si só, já fala bastante, motiva qualquer jogador. Pode ser Corinthians x Palmeiras, Flamengo x Vasco, Lógico que vale três pontos, como qualquer partida, mas tem significado especial para os torcedores", comentou Ricardinho.

Após passar por diversos clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Inter, Coritiba, Goiás e Vitória, entre outros, o jogador defendeu o Independente de Limeira antes de vestir a camisa do Água Santa. Neste período de transição, Ricardinho atuou na várzea, quando defendeu a equipe do Bob Marley por três jogos. E ressaltou o nível da categoria.

"A várzea em Diadema é bastante disputada e bem organizada. A maioria dos campos é de grama sintética. E o Água Santa se acostumou com esse tipo de gramado. Isso pode ser considerado uma vantagem para nós ao longo do torneio", disse o meia.

Embora tenha de enfrentar um rival da mesma cidade, Ricardinho descartou a rivalidade e garantiu a torcida para que as duas equipes consigam o acesso. "Torço para que os dois times subam à Série A-3 do Campeonato Paulista de 2014. Seria bom para os clubes e para a cidade ter dois times na Série A-3", analisou.

Autor dos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o EC São Bernardo, o meia Lucas Limão vê na família a força para ter boa atuação. "Meus familiares estarão vendo o clássico. E quando os vejo por perto, parece que dá mais vontade de correr, jogar, e uma força incrível para marcar gols", comentou o meia.

 

Artilheiro Bina é aposta do CA Diadema
Autor de dois gols na goleada (5 a 1) sobre o Mauaense, na estreia, o atacante Anderson Bina é a principal esperança do CA Diadema no clássico de hoje, contra o Água Santa. Rápido e com chute potente, ele garante que não foca na artilharia, mas sim na evolução em conjunto com o time.

"Ser isso (artilheiro) é consequência, mas fico contente também com um passe para o gol. Seria ótimo ver o time classificado entre os três primeiros e eu na artilharia, mas penso mais no time", garante Bina.

Dono de um corte de cabelo invocado, ele facilmente é confundido com o outro atacante do time, William. Bina diz que essa é uma das táticas para enganar os zagueiros desatentos.

"Moramos perto e somos parceiros. O cabelo foi coincidência, mas com certeza confunde porque temos característica parecida", assume o atacante.

Curioso é que Bina não se posiciona como homem de referência. No treino, aliás, ele ficou bem recuado nas bolas paradas, dando preferência aos zagueiros que são mais altos e que entram na área.

"Essa é uma tática usada pelo treinador. Não gosto muito de ficar entre os zagueiros. Prefiro vir de trás, usar a habilidade e o chute para surpreender. Nosso time é muito rápido e chegamos bastante à frente", explica o artilheiro.

 

Clássico terá efetivo com 57 policiais militares

Se dentro de campo os times se concentram em táticas capazes de anular o rival, fora dele as atenções estão no comportamento dos torcedores. O primeiro clássico entre Água Santa e CA Diadema no futebol profissional será vigiado de perto pela Polícia Militar, que usará a Tropa de Choque para inibir possíveis confrontos dentro e fora do Estádio Inamar.

Foram colocados à venda lote com 4.800 ingressos, sendo que 70% (3.360) serão destinados aos torcedores do Água Santa, que é o mandante no clássico. Restam menos de 1.000 entradas que serão vendidas a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) na bilheteria do estádio até duas horas antes do jogo.

Para evitar confrontos, durante a semana a cúpula da Polícia Militar se reuniu com representantes das equipes para traçar planejamento de modo que não haja conflito. Os torcedores do Água Santa vão acessar a arquibancada pelo portão principal, enquanto os do Diadema vão se reunir na Praça União e de lá serão escoltados até o Inamar.

No total, 57 policiais foram escalados para garantir a segurança dos torcedores, sendo que 23 ficarão posicionados na arquibancada, formando cordão de isolamento entre os torcedores, que também serão separados por um alambrado.

Os treinadores aproveitaram para pedir calma aos torcedores. "Nós sabemos da importância dessa partida. A cidade espera por um jogo no futebol profissional há anos. Queremos ver respeito entre as equipes e que não haja violência. O campeonato não termina no domingo (amanhã)", ressaltou o técnico do Água Santa, Márcio Ribeiro.

Do outro lado, Ataliba também recomendou cautela e disse que espera ver a arquibancada cheia dos dois lados e que o jogo transcorra com naturalidade. "Espero que todos venham com o intuito de torcer pelos times. Que não ocorra incidentes e que todos possam aproveitar um grande jogo", comentou o treinador, ex-atacante do Corinthians.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;