Política Titulo São Caetano
Auricchio aposta em núcleo de discussão interna para destravar projetos

Tucano criou grupo especial para monitorar ações; debate envolve cobranças por avanço

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), tem apostado na criação de núcleo de discussão interna na tentativa de desobstruir andamento de projetos. O tucano denominou de Gegov (Grupo Especial de Monitoramento de Ações Governamentais) esse espaço firmado entre ele, secretários municipais e assessores diretos, instituído em março e realizado no gabinete do Palácio da Cerâmica, que entra em funcionamento a cada 15 dias.

A medida visa vencer etapas burocráticas e, por vezes, se admite, nos bastidores, que o ambiente chega a ficar tenso devido às cobranças por avanço das propostas – a última reunião foi na sexta-feira. Pode acontecer aos sábados à tarde ou depois do expediente, à noite. Alguns encontros, de acordo com interlocutores, duram até seis horas, com cerca de 15 pessoas na sala. Procedimento semelhante é feito no governo do Estado de Mato Grosso, implantado para cruzar dados e restabelecer metas do plano de governo.

Auricchio alega que a fórmula busca inovação na gestão pública, do ponto de vista prático. “É grupo de monitoramento, modelo das multinacionais que tem comitê executivo de ações. Pesado. Às vezes dura cinco, seis horas. Começa: ‘Por que não saiu o (tal) programa?’ Outro cita: ‘Porque a Procuradoria não emitiu parecer’. Mas pergunto: ‘Procurador, por que não saiu o parecer?’ É tenso, faz quase acareação, mas as coisas começam a andar (de modo efetivo). Tem sido positiva”, considerou o prefeito, hoje no terceiro mandato à frente do Paço.

O tucano reitera que o plano tem objetivo de assegurar a execução eficiente de cronograma dos projetos, chamado de “esforço extra” para concentrar estratégias. “Montamos o grupo em 2018 para concretizar em 2019, começando a perceber cheiro de recurso do caixa para investimento. Eles (equipe) estavam ainda trabalhando na rotação de ajuste econômico. Contingenciamento tem que continuar, mas não pode dominar o cérebro de que não pode fazer mais nada. Saio de lá como (se fosse) luta de boxe, mas vem funcionando. Estamos começando a colher. Entregando conjunto de obras. Programas sociais estão começando a parar em pé.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;