Internacional Titulo
Reuniao da OUA discutirá projeto de Uniao Africana
Do Diário do Grande ABC
09/07/2000 | 17:13
Compartilhar notícia


A 36ª reuniao de chefes de Estado da Organizaçao de Unidade Africana (OUA), que começa nesta segunda em Lomé, estará centralizada no projeto de Uniao Africana apoiado por Muamar Kadafi, deixando de lado questoes como a Aids, a dívida e os conflitos regionais.

O coronel líbio Muamar Kadafi, que chegou neste sábado por via rodoviária de Gana, à frente de uma caravana de mais de 200 veículos, sobrevoada por dois avioes, será a grande estrela do encontro, que se prolongará até o dia 12.

Desde a reuniao de Sirte em 1999 sobre o tema, Kadafi está decidido a ``agilizar' seu projeto de Uniao Africana, que a curto prazo se destina a substituir a OUA.

Este projeto prevê uma uniao econômica e política de extensos poderes, com uma presidência, um parlamento e um abandono de soberania dos Estados.

Entretanto, durante as discussoes preparatórias dos ministros de Relaçoes Exteriores, que se realizaram sexta e sábado, o plano chocou-se com a oposiçao de vários países importantes como Africa do Sul, Quênia e Nigéria, segundo fontes ligadas ao encontro.

``Nao devemos tomar decisoes precipitadas e, principalmente, esta uniao nao deve ser feita em detrimento das organizaçoes regionais já existentes', estimou um assessor de um chefe de Estado da Africa central.

Os mais favoráveis ao projeto, os países da Africa ocidental, recebem quantias generosas do dirigente líbio. As autoridades de Togo também receberam grande ajuda financeira para a organizaçao deste encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;