Política Titulo
Caso Riocentro foi reaberto na gestao de Baptista no STM
Do Diário do Grande ABC
18/12/1999 | 14:19
Compartilhar notícia


O novo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, preside o Superior Tribunal Militar (STM) desde março deste ano. Ele foi nomeado ministro do STM em 1994 e ficaria no cargo de presidente por mais dois anos - até completar 70 anos, quando seria reformado. Hoje está fora da Aeronáutica, mas continua no serviço ativo, pois integra um quadro especial da Força em decorrência da funçao que ocupa na Justiça Militar.

Foi na gestao de Baptista que o STM reabriu o caso Riocentro para apurar novas responsabilidades de militares na explosao de uma bomba na cidade do Rio de Janeiro. Em 1964, durante o golpe que levou os militares ao Poder, Baptista estava no Congo Belga participando de uma missao de paz. Foi para lá em dezembro de 1962 e voltou somente em junho de 1964.

Carioca, 67 anos, casado, três filhos, Baptista foi aspirante da turma de 1954. Ocupou vários cargos: foi chefe do Estado-Maior do Comando Geral do Ar, comandante da Defesa Aeroespacial, vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, diretor do Departamento de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento do Ministério da Aeronática e também ocupou o cargo de comandante geral do Ar. Foi chefe de gabinete do ex-ministro da Aeronática, Moreira Lima.

Na última quinta-feira, o brigadeiro Baptista recebeu uma medalha do presidente Fernando Henrique Cardoso, em solenidade no Palácio do Planalto, pelos 50 anos de serviços prestados à Aeronáutica. Ele foi convidado sexta-feira à noite pelo ministro da Defesa, Élcio Alvares, para substituir o brigadeiro Walter Werner Bräuer, demitido no mesmo dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;