Política Titulo
Chávez propõe ações para alfabetização e saúde na América do Sul
Do Diário OnLine
Com Agências Brasil
30/09/2005 | 15:59
Compartilhar notícia



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs nesta sexta-feira três ações conjuntas para os países sul-americanos na área social: um plano continental contra o analfabetismo, uma ação latina-americana para tratamento gratuito de saúde e um banco de desenvolvimento dos países sul-americanos. Chávez discursou na 1ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-americana de Nações.

O venezuelano afirmou que, em 28 de outubro, o território de seu país vai estar livre do analfabetismo graças à colaboração de Cuba. "Uma questão de 200 anos foi erradicada em um ano e meio", ressalta. Ele destacou que, antes de fazer estradas e gasodutos, os governantes deveriam resolver o problema do analfabetismo.

Hugo Chávez sugeriu um plano latino-americano para o tratamento da saúde também com parceria de Cuba. "A doença dos pobres não tem cor política". De acordo com ele, o governo venezuelano poderá ajudar a região a desenvolver a medicina gratuita, assim como o cubano. "Não falei com Fidel Castro, mas tenho certeza que Cuba já ajuda muitos países e poderia nos ajudar nisso".

O presidente ressaltou a parceria entre Venezuela e o governo cubano nesta área: um plano para capacitar, entre 2005 a 2015, 200 mil médicos sul-americanos. "Sobretudo medicina social integral. Não essa medicina do capitalismo que atende apenas a quem tem dinheiro".

Um Banco de Desenvolvimento do Sul também foi sugerido por ele. "Não é como os que já existem. É mais. A Venezuela propõe uma comissão técnica com coordenação com os Bancos Centrais. Não me digam que é impossível, pelo amor de Deus, porque é só uma decisão política. Parece uma estupidez que a maior parte das nossas reservas estejam em bancos do Norte".

Chávez também reclamou do nome dado ao encontro e sugeriu outro: Unasul (União Sul-Americana). De acordo com ele, a escolha do nome deveria ser um dos focos principais do encontro. "Anunciamos como projeto a união sul-americana, como um sonho de 200 anos. Mas o nome não foi debatido e é muito importante. O Brasil chama de Casa. Propomos o Unasul – União Sul-Americana".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;