Nacional Titulo
Corpo do bispo D. Joel Catapan será enterrado nesta 2ª
Por Do Diário do Grande ABC
02/05/1999 | 17:16
Compartilhar notícia


Será sepultado às 9h desta segunda-feira, em Ponta Grossa, no Paraná, o bispo Dom Joel Ivo Catapan, um dos cinco bispos auxiliares da Arquidiocese de Sao Paulo. Dom Joel, que completaria 72 anos em 17 de junho, morreu de infecçao generalizada, às 16h de sábado, no Hospital das Clínicas, da Universidade de Sao Paulo, onde foi internado com complicaçoes renais.

Natural de Teixeira Soares (PR), Dom Joel pertencia à Congregaçao do Verbo Divino (SVD), da qual foi superior provincial em Sao Paulo, onde passou 51 anos de sua vida. Era conselheiro geral da sua congregaçao em Roma, quando foi nomeado bispo auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns, em dezembro de 1974. Anteriormente, havia sido presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, fez especializaçao em Cristologia, ciência que estuda a missao de Jesus Cristo como filho de Deus e salvador do mundo. Foi coordenador da Pastoral da Juventude e da Comissao de Pastoral do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi também membro da comissao episcopal do Regional responsável pelo exame e aprovaçao de textos litúrgicos.

Ao ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Sao Paulo, Dom Joel assumiu a Regiao Episcopal de Santana, na Zona Norte da capital, ocupada antes por Dom Paulo Evaristo Arns. Como bispo regional, figura jurídica criada pelo cardeal que ainda nao foi oficializada pelo Vaticano, Dom Joel tinha uma autonomia comparável à de um bispo diocesano. A regiao de Santana tem 162 Km2, 56 paróquias e mais de 1,5 milhao de habitantes. O cardeal Arns, arcebispo emérito de Sao Paulo, seu sucessor, Dom Cláudio Hummes, e os bispos auxiliares da arquidiocese vao assistir ao sepultamento de Dom Joel em Ponta Grossa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;