Internacional Titulo
Putin confirma principais ministros
Por Do Diário do Grande ABC
18/05/2000 | 09:55
Compartilhar notícia


O presidente russo Vladimir Putin confirmou, nesta quinta-feira, em suas pastas os principais ministros do novo governo russo, horas depois de anunciar um projeto visando restabelecer a autoridade e o controle do Kremlin sobre as regioes do país.

Um dia depois do Parlamento ratificar a nomeaçao do premiê russo Mikhail Kassianov, financista especializado na negociaçao da dívida russa, Putin assinou, nesta quinta-feira, os decretos de nomeaçao de vários ministros.

O ministro das Relaçoes Exteriores, Igor Ivanov, o da Defesa, Igor Sergueiev, e do Interior, Vladimir Roushailo, conservaram suas pastas, assim como o diretor do Serviço de Inteligência (FSB, ex-KGB), Nikolai Patroushev.

Todos eles sao partidários da guerra na Chechênia e compartilha o ideal do presidente de uma Rússia mais forte, que recupere seu papel de grande potência.

Apesar de Putin nao anunciar qualquer mudança radical nos setores da diplomacia e da defesa, espera-se que peça a seu governo medidas para dar um novo impulso à atividade econômica.

Ao meio-dia desta quinta-feira os principais ministros do setor econômico ainda nao haviam sido anunciados. Kassianov, que na quarta-feira passada reconheceu ante os deputados que, no momento, nao tem um programa econômico, pode levar várias personalidades novas para o governo, segundo os analistas.

Na noite de quarta-feira, Putin revelou ante as câmeras de televisao seus projetos sobre a colocaçao em prática de um poder renovado.

O chefe de Estado anunciou sua intençao de apresentar um projeto de lei que permita destituir os governadores eleitos das regioes e os impeça de participar no Conselho da Federaçao, a câmara alta do Parlamento russo.

Seu objetivo, segundo os analistas, é dar fim à autonomia das regioes. Vários governadores já se manifestaram contra esse projeto de lei. ``Trata-se de uma reforma revolucionária do sistema de poder na Rússia', afirmou nesta quinta-feira o jornal de oposiçao Segodnia.

``Todas as forças políticas, dos governadores aos militares, estao firmes em suas posiçoes, mas nao achavam que teriam de agir tao rápido', ironizou o jornal Izvestia, classificando este projeto de ``grandiosa reforma administrativa e constitucional'.

Segundo Putin, ``é necessário introduzir um mecanismo de destituiçao dos dirigentes das regioes e de dissoluçao das assembléias locais' se estas nao respeitarem a legislaçao federal.

O presidente russo anunciou no sábado a nomeaçao de sete representantes na liderança de sete ``super-regioes', encarregados de controlar os 89 governadores da Federaçao russa. Estes sete representantes presidenciais deverao vigiar a conformidade das legislaçoes locais com a lei federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;