Palavra do Leitor Titulo
A vida se reinventa aos 60

Quando se discute a questão do envelhecimento da população e o impacto...

Dgabc
11/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Quando se discute a questão do envelhecimento da população e o impacto na sociedade, a coisa certa a se fazer é descartar clichês que mostram senhoras idosas driblando agulhas de tricô e senhores jogando bocha. O conceito de velhice está mudando. A sabedoria popular nos ensinou que ‘a vida começa aos 40'. Hoje, o correto - e o mais real - é que ‘a vida se reinventa aos 60'. Em 2050, a população mundial com mais de 65 anos terá passado dos atuais 776 milhões para 2 bilhões (ONU - Organização das Nações Unidas). No Brasil, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que seremos sociedade de adultos já em 2025.

É hora de adotar, nos mais variados setores, iniciativas para garantir tanto a qualidade de vida aos idosos como a sustentabilidade das políticas públicas. Nesse contexto, merecem mais que divulgação as iniciativas do Estado como o programa ‘São Paulo Amigo do Idoso' e a reforma e modernização do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) para atender os usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), com foco no atendimento do idoso.

Ao abraçar a ideia de transformar São Paulo no primeiro Estado realmente amigo do idoso e adotar medidas práticas para viabilizá-la, o governador Geraldo Alckmin colocou sua marca no futuro da sociedade brasileira. No Iamspe, a preocupação não é só prestar atendimento médico diferenciado ao idoso, mas difundir a cultura de acolhimento e cuidados.

O corpo clínico do Iamspe domina técnicas cirúrgicas para melhorar a saúde de quem já passou dos 60 anos e tem toda uma vida pela frente. Há todo um empenho para transformar o HSPE na principal referência no atendimento ao idoso na América Latina. Não se trata só de mudanças viabilizadas por edificações modernas e compra de equipamentos, mobiliários e utensílios adaptados para a terceira idade.

Juntamente com obras e equipamentos, o Iamspe continuará investindo em melhores processos de trabalho, no desenvolvimento de seus profissionais por meio da capacitação continuada e no acolhimento de familiares e cuidadores. O Iamspe continuará investindo em melhores processos de trabalho, na capacitação continuada dos seus profissionais e no acolhimento de familiares e cuidadores.

Afinal, o perfil da população atendida hoje pelo Iamspe é o Brasil de amanhã.

Latif Abrão Junior é superintendente do Iamspe.

Palavra do Leitor

Seleção

Interessantes alguns jogos da Seleção Brasileira! Acredito que dirigentes fazem de propósito um jogo contra a ‘poderosa' Bolívia só para encobrir um monte de pernas de pau. Assim, todos ficam contentes, sorrindo à toa. Para quem sabe e joga futebol, você só aprende mesmo jogando contra quem sabe mais do que você. E o pior de tudo é ter de ouvir as baboseiras ditas pelo Galvão Bueno.

Breno Reginaldo Silva

Santo André

Multas

São Bernardo tomou de Santo André o lema ‘visite e ganhe uma multa'. Fui multado em frente a uma loja, prédio contíguo a uma farmácia, onde fiquei por, no máximo, dois minutos no carro enquanto um cliente desocupava a vaga, na qual, em seguida, coloquei meu carro. Certamente a viatura dos cumpanheiros passou pelo local e resolveu faturar nas costas do cidadão. Se parassem para me autuar e lavrar a multa, não daria tempo de abrirem o talonário. Meu voto? Nunca mais!

Aimardi Perez de Oliveira

São Bernardo

Ainda parabéns!

Santo André, quisera eu dar-lhe parabéns pessoalmente, pisando em seu solo novamente. Quem conhece as suas dimensões, conhece o mundo. Ainda que conheça algum lugar maior ou melhor que o seu solo, nunca me esquecerei de ti. És como se fosse ‘miss' entre tantas belas ao seu redor. Assim como não há uma igual a outra, não há outra igual a ti. Diz a história que tu tens 460 anos, mas perto de ti, parece que o tempo é que ficou velho, não o teu solo. Pelo contrário. Ficastes mais conhecida e mais bela. Tu és constituída de povo trabalhador e ordeiro, cidade progressista que atraiu os olhares de quem estava longe, e viu em você fonte de riqueza. Sim, pois tu és rica em todos os sentidos, e se em algum és pobre, assim te fizeram os homens que sobre ti habitam. Faltariam a mim palavras para expressar o que sinto, pois amor não se explica, vive-se e sente-se. Parabéns a você, mais uma vez a distância, mas quem sabe a qualquer momento, querendo e permitindo Deus, possa te contemplar novamente, e dizer: Tu és minha cidade, mesmo em ti não tendo nascido. Deus te abençoe.

Carlos Sérgio Missão

Maringá (PR)

Câmara

TSE muda bancada na Câmara para adequar Estados mais populosos, em detrimento de outros com menos eleitores. Não podemos nos esquecer que existem três senadores por Estado, o que transforma aquela Casa num jogo em que Estados como Acre, Rondônia e Amapá têm o mesmo peso em decisões como Minas, São Paulo, Paraná etc, que são mais populosos, fortalecendo opiniões muitas vezes contrárias aos interesses nacionais e beneficiando regionais. São Paulo representa 40% de toda a arrecadação nacional e tem no Senado a mesma representação que os ‘nanicos'. O mesmo acontece com outros Estados do Sudeste. É justo?

Beatriz Campos

Capital

Capuava

Em novembro, solicitei à Prefeitura de Mauá, através de e-mail, que tomasse providências junto ao proprietário de terreno na Avenida Comendador Wolthers, 465, bairro Capuava, que retirou os paralelepípedos que formavam a calçada, obrigando os pedestres a disputar espaço com os carros. Esse terreno vai de uma esquina a outra e a calçada é só lama, poça d'água e entulho. Já estamos em abril e nenhuma providência foi tomada.

Alberto Henrique

Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;