Turismo Titulo
Bertioga veste as cores do Japão
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
19/11/2003 | 17:52
Compartilhar notícia


Sushi, sashimi, saquê, bonsai, caratê e origami são algumas das artes da tradicional cultura japonesa que invadirão o Litoral Norte de São Paulo neste fim de semana. De amanhã até domingo, Bertioga sedia a 1ª Festa Japonesa com muita dança, shows, massagens e comidas típicas. O evento, que será realizado na Praça de Eventos, tem por objetivo promover um encontro entre as mais variadas colônias, províncias, associações e centros de tradições japonesas.

O Centro da cidade será tomado pelas cores e pela arte milenar em todos os sentidos. Quem visitar Bertioga nesse período, poderá apreciar pratos e bebidas típicos e assistir a demonstrações de danças, shows com cantores da música pop japonesa, se divertir no karaokê e ver de perto lutas tradicionais, como sumô e caratê. Entre as atrações, também estão previstas exposições e vendas de artesanato típico, produtos importados, roupas, quimonos, acessórios e luminárias, além de estandes com bonsai, hai kai e massagens, como shiatsu, e oficinas para aprender um pouco da arte do origami, kirigami, mangá e pipas.

Realizado pela Secretaria de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, o evento contará com uma programação extensa, elaborada por várias colônias, províncias e associações japonesas que estão à frente dos preparativos da festa. A cantora pop Érika Pedrão e o grupo Taiko do Okinawa Kenji, uma das mais tradicionais e conhecidas demonstrações dos Tambores de Okinawa, estão entre as atrações.

Os amantes da culinária oriental poderão degustar delícias como kanazawa, yakisoba, yakitori, sushi, sashimi, guioza, tempurá e haromaki, conhecido como rolinho primavera, além de doces japoneses e bebidas típicas. O restaurante Sea House, de São Paulo, especializado em frutos do mar, também estará presente no evento.

Para os interessados em aprender mais sobre a cultura e arte japonesas, serão promovidas oficinas de origami, kirigami, mangá e pipa, que acontecerão paralelamente ao evento, durante todo o dia. A festa contará com a presença do professor Ken Yamazato, recordista brasileiro em empinar o maior trem de pipas (diversos papagaios em uma mesma linha) registrado no Guiness Book.

Estrutura – Com a expectativa de envolver o trabalho de 350 pessoas entre expositores, artistas e grupos de danças e espetáculos, a festa contará com uma estrutura de duas lonas centrais com espaço para mesas, além de 15 pirâmides de 4m x 4m cada uma que funcionarão como restaurantes e estandes, e um palco para apresentações.

A festa será aberta, oficialmente, sexta, às 19h, e se estenderá no sábado, das 12h à 0h, e no domingo, das 12h às 20h. A entrada ao público é franca. A Praça de Eventos fica na praia da Enseada, próximo ao Forte São João, no Centro de Bertioga. Outras informações na Secretaria de Turismo pelo telefone (0XX13) 3317-4560.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;