Setecidades Titulo
UFABC deve atrair 13 mil candidatos ao primeiro vestibular
llenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
14/06/2006 | 07:51
Compartilhar notícia


A dois dias do encerramento das inscrições para o primeiro vestibular da UFABC (Universidade Federal do ABC), a expectativa é de que cerca de 13 mil candidatos concorram às 1,5 mil vagas da instituição.

A estimativa é do reitor da universidade, Hermano Tavares. Ele afirma que no início da semana o número de candidatos inscritos já havia ultrapassado os 10 mil. O processo seletivo é organizado pela Vunesp, mesma fundação que realiza o vestibular de outras duas instituições do Estado, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

“O resultado das inscrições é bastante animador. Mesmo com a correria para que se iniciasse o processo, e com esta semana sendo mais curta, vamos atingir nossa meta”, avalia o reitor. Ele comentou o cronograma “apertado” de implementação da universidade, que no primeiro semestre abriu concurso público para contratação de professores e definia a grade horária dos cursos. Tudo no primeiro semestre.

Se confirmada a projeção da reitoria, a relação candidato/vaga deve girar em torno de 9, inferior à média nacional das federais, que é de 9,4, e também menor que a média da Ufscar, por exemplo, de 16. A diferença da UFABC para as demais é que a universidade da região tem cotas maiores para alunos provenientes de escolas públicas: metade das vagas, 750, serão destinadas aos estudantes em desvantagem socioeconômica. Dessas, 204 serão para negros e pardos, e duas para indígenas. Cerca de 2,7 mil candidatos conseguiram isenção da taxa de inscrição.

Dos 1,5 mil aprovados no vestibular, que começa no dia 16 de julho , 500 começam a estudar ainda neste ano, em setembro. Outra turma, com a mesma quantidade de alunos, inicia as aulas em janeiro, e a última, em maio. O estudante que ainda não terminou o ensino médio pode concorrer a uma vaga na UFABC e, se aprovado, ingressar à instituição só no primeiro semestre de 2007, depois de concluído os estudos.

Em vez de bimestres, o sistema letivo da UFABC será dividido em trimestres. Os alunos, após três anos de ciclo básico, podem obter o título de bacharel em Ciência e Tecnologia; depois, terão a possibilidade de se especializar em Ciência da Computação, além de oito opções de cursos de Engenharia e quatro de magistério – em Química, Física, Matemática e Biologia. As aulas terão início num prédio provisório, até que o campus da instituição seja construído, na avenida dos Estados, em Santo André. As obras devem começar em agosto e ser finalizadas em dois anos.

Vestibular UFABC

As inscrições vão até sexta-feira, dia 16 de junho, e devem ser feitas pelo site da Vunesp: www.vunesp.com.br.

Depois de preencher a ficha, o candidato tem de imprimir o boleto bancário – gerado pelo próprio site – e pagar a taxa de R$ 70 em qualquer agência.

Aos que foram selecionados para as cotas de isenção da taxa, a inscrição também deve ser feita até sexta-feira, pelo mesmo site.

A UFABC oferece 1,5 mil vagas; 500 aprovados já iniciam as aulas em setembro.

A primeira fase do processo seletivo será realizada no dia 16 de julho e terá 90 questões de múltipla escolha, de conhecimentos gerais, baseadas no conteúdo do ensino médio.

Passa para a segunda fase o candidato que acertar pelo menos 50% da prova anterior. Serão 48 questões de múltipla escola, referentes à matemática, física, química e biologia, além da redação. O exame será realizado no dia 30 de julho.

A lista de aprovados será divulgada no dia 4 de agosto.

Mais informações sobre a UFABC estão no site da instituição, www.ufabc.edu.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;