Memória Titulo
Os metalúrgicos reconstroem a sua história

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá reuniu em DVD 1.500 imagens em alta resolução do movimento sindical, com destaque...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá reuniu em DVD 1.500 imagens em alta resolução do movimento sindical, com destaque, claro, para a sua história. Este é o presente que o sindicato oferece às vésperas do seu 76º aniversário: 1933-2009.

As imagens já estão aqui em Memória e começam bem antes de 1933, com algumas relíquias. Uma jornada iniciada com os anarquistas vindos da Europa, seguida pelo movimento comunista e, a partir da década de 1960, tocada pelas novas lideranças que estão agasalhadas nas centrais sindicais nascidas no crepúsculo do regime militar.

As fontes buscadas pelos metalúrgicos de Santo André são as mais variadas, mas o principal vem mesmo do seu acervo, já reunido em torno da Biblioteca Marcos Andreotti, cujo nome homenageia o primeiro presidente.

A organização teve o apoio direto do presidente Cícero Martinha e do vice-presidente Sivaldo Vieira Pereira; na retaguarda, uma liderança histórica, Philadelpho Braz, sempre presente na história dos metalúrgicos nos últimos 65 anos; com a mão na massa, José Carlos de Souza, o Tijolinho, que se prepara para trazer de volta ao sindicato um acervo que vem guardando em casa e que correu sério risco de desaparecer.

São fotos e documentos como estes, além de livros, revistas, jornais e fitas com som e imagens de uma história que apenas começa a ser mostrada.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 23 de setembro de 1979

Betinho - Ex-dirigente da Ação Popular volta do exílio e afirma: "Classe operária deve decidir seu próprio futuro". Entrevista de página inteira concedida ao jornalista Zeilton de Oliveira.

Arte - Artistas picham paredes e painéis: parafernália no Salão de Arte em Santo André. Reportagem de Enock Sacramento.

Crônica 1 - Vamos empregar a arma do sucesso garantido, o sorriso (Roterdan Cravo, pseudônimo do jornalista e editor-chefe Fausto Polesi).

Crônica 2 - Na Polícia, há os coniventes dos crimes da Polícia (Diógenes Silva).

Crônica 3 - As maravilhosas vantagens do desenvolvimento na vida da cidade do futuro (Guido Fidelis).

EM 24 DE SETEMBRO DE...

1834 - Dom Pedro I falece em Portugal.

1969 - Secretária de Finanças muda para o recém-construído Paço Municipal de São Bernardo.

- Agentes da Polícia Federal impedem a edição da Tribuna de Imprensa, do Rio de Janeiro.

HOJE

Dia do Soldador.

SANTOS DO DIA

Ama, Geraldo de Csanad, Germaro, Senhora das Mercês, Pacífico, Pedro Nolasco,

Tirso e Vicente Maria Strambi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;