Esportes Titulo Temporada
Copinha agita início de 2019 na região

Torneio terá pela primeira vez cinco clubes do Grande ABC; S.Bernardo e Diadema serão sedes

Dérek Bittencourt
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
30/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 O maior torneio de futebol de base do País começa nesta semana. A 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior tem início na quarta-feira e pela primeira vez o Grande ABC terá cinco representantes: Santo André (campeão da competição em 2003), São Bernardo FC, EC São Bernardo, Água Santa e São Caetano. Inclusive, a região sediará duas chaves: o Estádio do Baetão, em São Bernardo, receberá o Grupo 22; e o Estádio do Inamar, em Diadema, o 29.

Acostumado a ter o Tigre como anfitrião, o Baetão terá neste ano o Cachorrão como cabeça-de-chave. Mas ambos dividirão a chave e realizarão o dérbi caseiro no dia 9. A estreia de equipes está marcada para quinta-feira. O Alvinegro entra em campo primeiro, às 13h45, contra o CSA-AL, enquanto o Aurinegro joga às 16h, diante do ABC-RN.

“Estou esperando grande participação do EC São Bernardo. Temos ótimo valores no elenco, a nossa preparação foi correta, trabalhamos muito as partes física e técnica e acho que isso tudo vai nos ajudar. Sabemos que é um grupo difícil, principalmente por ter o rival da cidade. Vai ser um atrativo a mais por isso. Mas o objetivo é ficar com uma das duas vagas. O torcedor pode ter certeza que vamos fazer ótima competição”, declarou o técnico do Cachorrão, Galego.

“Estamos muito ansiosos para o início da competição. De maneira geral, estou muito satisfeito com o desempenho dos atletas neste período de preparação. Nosso grupo é difícil. Estrearemos contra o ABC, que é equipe bem qualificada. Na sequência teremos o clássico, que vai ser um jogo muito duro. E, para finalizar a primeira etapa, enfrentaremos o CSA. Sabemos que é marca das equipes do Nordeste um jogo vertical muito forte e transições ofensivas rápidas, mas estamos preparados e confiantes em fazer bom papel diante da nossa torcida. Será um fator importante para conseguirmos ter êxito na classificação”, declarou o técnico do Tigre, Cleber Ferreira.

O Netuno, que surpreendentemente anunciou ontem a troca do técnico Antônio Carlos Papel por Paulo Roberto, contará com apoio da torcida para tentar chegar longe. Dividirá a chave com Jacobina-BA (adversário da estreia, quinta-feira, às 13h45), Atlético-MG e Aquidauanense-MS.

O Azulão, por sua vez, integrará a Chave 25, em Mogi das Cruzes, e o técnico Márcio Griggio falou sobre os adversários e também a respeito das expectativas para o torneio. “Grupo muito forte. Santos é grande, tem tradição. Equipe da casa, União de Mogi (primeiro rival, sexta, às 16h15), tem muita torcida, que faz pressão. E o time de Sergipe a gente não sabe como vem, mas com certeza tentará chegar também. É tiro curto. Tem de estar ligado, nível de concentração alto para passar da primeira fase.”

Por fim, o Ramalhão vai jogar na Capital, no Estádio do Canindé, pelo Grupo 32. O primeiro adversário será a Portuguesa, sexta-feira, às 15h. Também integram a chave Paraná-PR e Volta Redonda-RJ. “Santo André é time que já foi campeão (em 2003), muito tradicional e que revela muitos jogadores e isso nos dá expectativa muito boa. Vamos fazer grande campeonato”, comentou o técnico Fernando da Silva, que assumiu a equipe dia 1º de dezembro, após comandar o Mauá FC na Segundona do Campeonato Paulista.

 

Palmeiras larga como favorito ao título

Chance da vida de centenas de garotos em busca de um lugar no futebol profissional, a Copa São Paulo de Juniores chega à 50ª edição cercada de muitas expectativas. Serão 128 times – 3.200 atletas – na disputa, que começa dia 2 e termina tradicionalmente no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, com a final no Estádio do Pacaembu.

Antes de a bola rolar, é possível apontar grande favorito ao título: o Palmeiras. Um dos poucos grandes clubes que ainda não conquistaram a competição, o Verdinho chega respaldado por excelente temporada em 2018. O grupo comandado pelo técnico Wesley Carvalho conquistou os títulos do Paulista Sub-20 e também do Brasileiro da categoria.

O problema é que o Palmeiras não contará com sete jogadores importantes que estarão no Sul-Americano Sub-20. O atacante Papagaio, o zagueiro Vitão, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e Alan Guimarães e o lateral-esquerdo Luan Cândido foram convocados pela Seleção Brasileira. Já o atacante Anibal Vega jogará pelo Paraguai.

Outra força da Copa São Paulo certamente é o Flamengo, que busca o bicampeonato consecutivo, já que em 2018 derrotou o São Paulo na final. O Tricolor, aliás, também pode ser considerado um dos favoritos, assim como o Corinthians, vice-campeão do Paulista Sub-20 e maior vencedor da competição, com dez títulos. Entre os clubes do Interior, a Ponte Preta, semifinalista do Estadual Sub-20, aparece com grande trabalho e pode surpreender.

Não há muitas novidades no regulamento da Copinha 2019. Os 128 times inscritos foram divididos em 32 grupos com quatro times em cada um. Os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase, que será disputada em sistema eliminatório até a final. Só podem participar do torneio jogadores nascidos de 1999 até 2003.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;