D+ Titulo Música
Público elege os mais escutados

Plataformas musicais de streaming revelam canções e artistas que estiveram em alta em 2018

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
16/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Mais um ano está prestes a chegar ao fim e muita música passou e ainda passa pelos fones de ouvido ligados a computadores e smartphones. Sobram opções para todos os gostos e preferências, com alguns artistas aproveitando o momento para se destacar dentro da temporada como os que mais tocaram em playlists brasileiras e em todo o mundo.

O contato com o universo musical ocorre o tempo todo, seja em momentos de estudos e concentração ou apenas para relaxar e se divertir. A pesquisa All About Music, promovida pelo site Vagalume (www.vagalume.com.br), especialista no assunto, mostra que 83% dos brasileiros com idade entre 15 e 35 anos consomem esse tipo de produto por meio de celulares, sendo que 64% dos entrevistados dizem ouvir enquanto estão se locomovendo. A busca por canções de diversos tipos mostra a pluralidade dos ouvintes dispostos a dar play em novidades do mundo do pop, rock, sertanejo, hip hop, funk e música eletrônica.

A proximidade do fim de ano revela quais foram as faixas mais procuradas e os cantores que chamaram a atenção do público no Spotify e no Deezer, conhecidos serviços musicais de streaming na internet. Em ambas as plataformas, a dupla Zé Neto & Cristiano provou ter tido o melhor momento de sua carreira como os artistas mais procurados pelos brasileiros. Os rapazes estão juntos desde 2011 e lançaram em maio o álbum e DVD Esquece o Mundo Lá Fora (ao vivo), disco campeão de reproduções no País, segundo o Spotify.

O sertanejo se mantém na ponta entre o estilo favorito dos brasileiros, repetindo os dados obtidos no levantamento feito em 2017, com diferentes duplas masculinas liderando o pódio nos dois aplicativos. O topo do levantamento de músicas com maior número de plays neste ano tem o sucesso Propaganda, single de Jorge & Matheus, seguido pelo hit Vai Malandra, de Anitta, em segundo lugar geral.

INTERNACIONAL - O mercado internacional também movimenta as buscas dos usuários em todo o planeta. Algumas das maiores estrelas do cenário estão misturadas nas listas das duas grandes plataformas on-line. No Spotify, o artista mais ouvido no mundo é Drake. O rapper canadense também desponta como dono da faixa (God’s Plan) e do disco (Scorpion) destaque da temporada. O resultado é o mesmo da relação de dados feita pela Apple Music.

Já no Deezer, ele aparece na terceira colocação. A liderança de mais buscados mundialmente no programa ficou com o cantor e DJ colombiano J Balvin, dono de canções como Downtown, em parceria com Anitta, e Mi Gente, ao lado de Willy William. O segundo lugar é do cantor britânico Ed Sheeran. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;